Talvez fosse o momento mais aguardado por todos nós, o estágio. Os últimos três anos passaram a voar, quase sem darmos conta. Claro que houve alguns momentos menos bons, mas esses só avivaram em nós as boas recordações. A nossa turma, que no 10º ano era grande, acabou por se resumir a 10 alunos; todos muito diferentes, mas com um objetivo comum, apoiado por todos – o de chegarmos ao final do 12º ano, e sem módulos por fazer!
E assim foi. No dia 28 de fevereiro começámos o estágio. Uma espécie de nervoso miudinho fervilha em cada um de nós, como se fosse o primeiro dia de aulas. As expectativas eram muito grandes, pois findara um ciclo para começar um novo, o do mundo do trabalho. O entusiasmo com que cada um ia para o seu local de estágio era enorme! As expectativas eram intermináveis porque agora seria o momento em que íamos pôr em prática o que tínhamos aprendido ao longo do curso. Mas, depois de alguns dias de trabalho, as conversas que tínhamos entre nós não eram de todo aquelas que tínhamos imaginado.
Poucos de nós tiveram a sorte de estagiar na mesma área do curso – Técnico de Análises Laboratoriais – e daí alguma desilusão por não podermos pôr em prática tudo o que aprendemos. No que me diz respeito, não deixa de ser uma experiência muito boa, pois estou no laboratório de Engenharia Civil do IPG, e desde então já aprendi muitas coisas nesta área. Tenho colaborado nalgumas recolhas de amostras, nomeadamente de solos e de cimento, inclusive no novo hospital, para se realizarem alguns testes como os de durabilidade e resistência. A falta de empresas na vertente da química, na cidade da Guarda acabou por ditar alguma dificuldade em se encontrarem empresas que oferecessem estágios mais de acordo com a área do nosso curso. Este é um aspeto que talvez pudesse melhorar para que futuros alunos, possam sair mais bem preparados.
Ao longo destes meses no I.P.G., despertei para o curso de engenharia civil, embora inicialmente tivesse em mente engenharia de proteção civil. Um CET será o que me espera para o próximo ano e a alguns colegas meus.
André Pina (12º F)