Arquivo

Especialistas debatem emergência médica

Equipa da VMER da Unidade Local de Saúde da Guarda organiza I Congresso de Emergência Médica amanhã e sábado

A emergência pré-hospitalar em Cardiologia, Cirurgia, Pneumologia, Neurologia, Obstetrícia e Pediatria, bem como os Cuidados Intensivos, são os temas de um congresso sobre esta área da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda. Amanhã e no sábado, especialistas locais e de vários hospitais do país debatem as formas de actuação, os meios disponíveis e as novidades. O evento termina com um exercício para testar a capacidade de resposta das entidades envolvidas no socorro em acidente rodoviário.

Agendado para o auditório dos Serviços Centrais do IPG, o Iº Congresso de Emergência Médica é organizado pela equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital Sousa Martins, onde foi instalada há precisamente 10 anos, assinalados em Julho passado. «É uma ocasião para a equipa da VMER reforçar o seu interesse e motivação nesta área da emergência pré-hospitalar», refere a médica coordenadora da VMER. Segundo Fernanda Maçoas, o programa inclui «temas com que os profissionais deste serviço têm que lidar no seu dia-a-dia», nomeadamente trauma, obstetrícia/pediatria, cardio-respiratório e “Vias Verdes”, sendo ainda abordado o plano de actuação em caso de catástrofe no sábado de manhã. Com este Congresso, pretende-se também estabelecer «um contacto produtivo com as restantes entidades ligadas à emergência pré-hospitalar e às actividades de socorro», acrescenta a responsável.

Por sua vez, o presidente do Conselho de Administração da ULS sublinhou que a manutenção da VMER na Guarda ao longo destes anos resultou «do esforço e da qualidade» dos profissionais envolvidos. Fernando Girão recordou ainda o «papel importante» dos médicos e enfermeiros dos cuidados de saúde primários aquando da instalação da viatura de emergência, ao considerar que foram responsáveis «por uma parte significativa do seu funcionamento». O simulacro está marcado para as 15 horas de sábado e vai envolver a concessionária da A25 (Ascendi), os bombeiros da Guarda, a autarquia, o Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS), a Estradas de Portugal, o Governo Civil, a GNR e PSP.

Sobre o autor

Leave a Reply