Arquivo

Especialista em Fernando Pessoa vence Prémio Eduardo Lourenço

CEI distingue Jéronimo Pizarro pelo seu papel «no desenvolvimento e divulgação dos estudos pessoanos» e pela sua atividade «como promotor da cultura portuguesa no espaço ibero-americano»

Jerónimo Pizarro, professor de Literaturas Hispânicas e investigador da obra de Fernando Pessoa, foi o galardoado com o Prémio Eduardo Lourenço 2013. A decisão foi anunciada na passada sexta-feira por João Gabriel Silva, reitor da Universidade de Coimbra, que presidiu à reunião do júri, na Guarda, do galardão atribuído pelo Centro de Estudos Ibéricos (CEI).

Colombiano com nacionalidade portuguesa, Jerónimo Pizarro é professor da Universidade dos Andes, titular da cátedra de Estudos Portugueses do Instituto Camões na Colômbia e doutor pelas Universidades de Harvard (2008) e de Lisboa (2006), em Literaturas Hispânicas e Linguística Portuguesa. No âmbito da “Edição Crítica das Obras de Fernando Pessoa”, publicadas pela INCM, já contribuiu com sete volumes, sendo o último a primeira edição crítica de “Livro do Desassossego”. Este ano, assumiu funções de comissário da presença portuguesa na Feira do Livro de Bogotá (Colômbia), que está a decorrer. O júri justificou a escolha como «reconhecimento do seu papel no desenvolvimento e divulgação dos estudos pessoanos e da sua atividade como promotor da cultura portuguesa no espaço ibero-americano».

Com uma dotação de 10 mil euros, o Prémio Eduardo Lourenço, mentor e diretor honorífico do CEI, destina-se a galardoar personalidades ou instituições com intervenção relevante no âmbito da cultura, cidadania e cooperação ibéricas. O prémio será entregue a a 7 de junho, na Guarda. Jerónimo Pizarro, de 36 anos, sucede a Maria Helena da Rocha Pereira, professora catedrática de Cultura Greco-Latina (2004); Agustín Remesal, jornalista (2006); Maria João Pires, pianista (2007); Ángel Campos Pámpano, poeta (2008); Jorge Figueiredo Dias, professor catedrático de Direito Penal (2009); César António Molina, escritor (2010); Mia Couto, escritor (2011); e José María Martín Patino, teólogo (2012).

Além do reitor da Universidade de Coimbra, o júri era formado por Maria Angeles Serrano, vice-reitora da Universidade de Salamanca; Virgílio Bento, vice-presidente da Câmara da Guarda; Valentín Cabero e Fernando Rodríguez de la Flor, professores da Universidade de Salamanca; e Simonetta Luz Afonso e Carlos Fiolhais, convidados pela Universidade de Coimbra.

Jerónimo Pizarro tem 36 anos e é professor de Literaturas Hispânicas

Sobre o autor

Leave a Reply