Arquivo

Espaço Europa

Sanções para exploração de trabalhadores imigrantes

A nova estratégia da União Europeia (UE) para a imigração prevê fortes sanções aos empregadores que exploram os imigrantes clandestinos no seu local de trabalho.

Todos os anos, cerca de meio milhão de pessoas entra clandestinamente na UE em busca de trabalho. Muitas delas ficam entregues a empregadores que lhes pagam cerca de 3 euros por um dia de trabalho de 16 horas. Para lutar contra esta realidade, a Comissão Europeia tem prevista a adopção de sanções penais para os empregadores que sujeitam sistematicamente os seus trabalhadores a condições próximas da escravatura. Os patrões que empregam imigrantes ficarão obrigados a verificar se estão habilitados a trabalhar legalmente e, se tal não suceder, a notificar as autoridades locais.

O novo plano de acção para a imigração prevê ainda o reforço da fiscalização às empresas europeias, uma vez que actualmente apenas 2% das empresas são controladas.

Artigo sobre exploração de imigrantes vence prémio europeu

O vencedor do Prémio de Jornalismo 2006 “Pela diversidade. Contra a discriminação” foi atribuído a um jornalista italiano que, fazendo-se passar por um imigrante, descreve a exploração dos trabalhadores estrangeiros no Sul de Itália. O artigo “Eu, escravo na Puglia”, de Fabrizio Gatti, ilustra a discriminação de que são alvo os trabalhadores devido à sua origem étnica.

O prémio é atribuído anualmente pela União Europeia para distinguir os jornalistas que, com o seu trabalho, ajudam a compreender melhor a questão da diversidade e da discriminação no mundo do trabalho.

Canal de televisão sobre a Europa na Internet

A Europocket TV é um novo canal de televisão na Internet (www.europocket.tv) que oferece uma programação exclusiva sobre a Europa. Aproximar os jovens da Europa é o principal objectivo deste canal que irá tratar diariamente os assuntos europeus sob a forma de vídeos. As notícias serão traduzidas para inglês, francês e espanhol. Criados por jovens jornalistas, estes programas podem ser descarregados para os I-pods ou para os telemóveis.

Criada em Setembro de 2006 com fundos do Parlamento Europeu, a Europocket TV tem sede em Valência, mas espera alargar brevemente a equipa de repórteres a todo o mundo.

Esta Coluna é da responsabilidade da Representação em Portugal da Comissão Europeia

Sobre o autor

Leave a Reply