Arquivo

Escuteiros resgatados na Serra

Grupo perdeu-se devido ao nevoeiro e à queda de neve, mas foi encontrado a salvo na manhã de dia 28

Um helicóptero da Protecção Civil resgatou, na passada quarta-feira, seis escuteiros que estavam perdidos na Serra da Estrela desde a tarde da véspera. Os cinco rapazes e a rapariga do grupo “Pioneiros 61”, dos escuteiros do Estoril, encontravam-se todos em perfeitas condições de saúde, tendo sido resgatados no sítio do Piornal, entre a Torre e o vale do Rossim.

Segundo informação das autoridades, estiveram envolvidos nas operações de busca mais de 60 bombeiros de diversas corporações da Serra da Estrela e militares da GNR, nomeadamente o grupo de montanha, sediado na Covilhã. «Fizemos equipas que se espalharam pela serra durante a noite e madrugada», explicou Hélder Almeida, comandante distrital da GNR de Castelo Branco. O responsável destacou a colaboração do Centro de Limpeza de Neve, que para que as buscas se pudessem realizar, abriu a estrada Nave-Piornos-Sabugueiro, que estava fechada ao trânsito devido ao nevoeiro e à queda de neve que se fez sentir na altura. O grupo tinha saído na terça-feira de Manteigas, no âmbito de uma actividade de cinco dias na Serra da Estrela, num dia caracterizado por intenso nevoeiro e queda de neve. «Começamos a sentir-nos perdidos ao fim da tarde, quando a neve e o nevoeiro cobriram por completo o trilho», contou André Vieira, de 17 anos, um dos escuteiros. Os jovens não tinham no local onde se encontravam rede de telemóvel ou qualquer ponto de referência, pelo que optaram por procurar abrigo. Como estava a anoitecer, «tratámos de arranjar abrigo, debaixo de uma rocha», explicou André Vieira.

Na manhã de quarta-feira, sem neve mas com nevoeiro intenso, o grupo procurou obter rede de telemóvel num pico das proximidades, de onde conseguiu finalmente comunicar com o acampamento, dando assim a sua localização e permitindo reorientar as buscas. Os elementos do grupo têm entre 14 e 17 anos e prosseguiram as actividades programadas na zona. Apesar de garantirem que nunca tiveram medo nem estiveram desconfortáveis, porque estavam munidos de sacos cama e alimentos, os jovens escuteiros admitiram que sentiram algum receio durante a noite e garantiram que a aventura não é para repetir. Na quinta-feira, foi a vez de um jovem se perder no maciço central, tendo sido encontrado ao final da tarde pelos bombeiros e a brigada de montanha da GNR.

Sobre o autor

Leave a Reply