A Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico da Guarda vai promover alguns eventos que pretendem assinalar o seu 50º aniversário.
O programa iniciou-se na passada terça-feira, data em que se dinamizou a atividade do Dia Mundial da Saúde. Ao longo do ano estão previstas várias iniciativas como uma sessão comemorativa dos cinquenta anos da Escola Superior de Saúde, agendada para 16 de Julho, e a apresentação do livro “ESS: 50 anos de História”.
Uma visita encenada ao parque da Escola Superior de Saúde e as Jornadas de Educação e Investigação em Saúde, sob o mote”50 anos de formação em Enfermagem, 10 anos de formação em Farmácia” são outras atividades calendarizadas.
Recorde-se que a Escola Superior de Saúde da Guarda foi criada, como Escola de Enfermagem, em 1965, por despacho ministerial de 27 de Julho. Inicialmente, ministrou o Curso de Auxiliares de Enfermagem, admitindo a primeira turma de alunos do Curso de Enfermagem Geral em 1981.
Em 1988, pelo decreto-lei n.º 480/88, de 23 de Dezembro, o ensino de enfermagem foi integrado no ensino superior politécnico, tendo sido reconvertida em Escola Superior de Enfermagem em Setembro de 1989.
A Escola iniciou no ano seguinte o Curso Superior de Enfermagem, que conferia o grau de Bacharel. Pela Portaria n.º 311/96, de 27 de Julho foi criado o Curso de Estudos Superiores Especializados em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. Em Outubro de 1999, iniciou o Curso de Licenciatura em Enfermagem e em Março de 2000 passou a lecionar o Curso de Complemento de Formação em Enfermagem.
Foi integrada no Instituto Politécnico da Guarda um ano depois; pela Portaria n.º 220/2005, de 24 de Fevereiro foi criado o Curso de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica.
Em Março de 2005, com a publicação da Portaria n.º 235/2005, a Escola Superior de Enfermagem da Guarda foi convertida em Escola Superior de Saúde da Guarda.