Arquivo

Escola de Fornos de Algodres é a melhor do distrito

Na cauda do ranking surge a Dr. José Casimiro Matias, de Almeida

A Escola Básica e Secundária de Fornos de Algodres foi o estabelecimento do distrito que obteve melhores resultados no ano lectivo anterior. De acordo com o “ranking” publicado pelo “Diário de Notícias” na última sexta-feira, a escola de Fornos é 83ª entre as 599 escolas secundárias analisadas. Em oposição, a que surge mais mal classificada é a Dr. José Casimiro Matias, de Almeida, ao ocupar a posição 594.

De acordo com o DN, os critérios de ordenação das escolas do secundário respeitaram as médias alcançadas pelos seus alunos em 18 (de um total de 24) exames nacionais, tendo sido escolhidos os exames com mais provas realizadas. Foram considerados os resultados das duas fases, fazendo um balanço das médias. Contudo, apesar de se basear nas provas das duas fases, o DN só considerou os exames feitos por alunos internos (que frequentaram a escola onde o exame foi feito este ano lectivo), não sendo consideradas melhorias de nota entre as duas fases. A EB e Secundária de Fornos de Algodres teve uma média nos exames de 11,55 e final de 13,43, enquanto a primeira do país foi o Colégio Nossa Senhora do Rosário, instituição privada do Porto, com 14,79 e 15,90 valores, respectivamente.

O director do estabelecimento de ensino de Fornos sublinha que toda a comunidade educativa recebeu «com satisfação e orgulho» a notícia desta «posição de destaque» a nível distrital, algo que «não é inédito». Artur Moreira reconhece que o bom resultado «nos dá algum ânimo para continuarmos o nosso trabalho», adiantando que a escola tem uma gestão pedagógica «que privilegia o contacto com os alunos e eles também correspondem aos nossos esforços». O responsável refere que houve cerca de 40 alunos do concelho que concluíram o 12º no ano lectivo anterior e que ingressaram no ensino superior, reforçando que estão «bastantes satisfeitos» porque a posição no “ranking” «vai ao encontro dos nossos objectivos». A segunda melhor escola do distrito da Guarda é a Secundária de Seia no lugar 171, enquanto a Afonso de Albuquerque é a melhor da capital de distrito, ao aparecer em 238º, seguida da EB/S Sacadura Cabral, de Celorico da Beira, 264º.

Já na segunda metade da tabela figuram as Escolas Secundárias de Pinhel (339ª), Sabugal (384ª), Gonçalo Anes de Bandarra (422ª), de Trancoso, Tenente Coronel Adão Carrapatoso (446ª), de Vila Nova de Foz Côa, Escola Secundária da Sé – Guarda (451ª), Mêda (470ª) e Aguiar da Beira (497ª). Por último, entre as 100 piores, constam a Escola Básica e Secundária de Vilar Formoso (510ª), o Externato de Nossa Senhora de Fátima (Manteigas), em 515º, as Secundárias de Gouveia (526ª) e de Figueira de Castelo Rodrigo (584ª), que surge ainda como a sexta pior escola a Matemática. Pior mesmo só a Dr. José Casimiro Matias, cujo director não foi possível contactar apesar das várias tentativas. Quanto à zona da Cova da Beira, a melhor foi a Secundária do Fundão no lugar 113, à frente das covilhanenses Frei Heitor Pinto (220) e Quinta das Palmeiras (308). Em oposição, a pior foi a EB/S Pedro Álvares Cabral, de Belmonte, no lugar 589.

Afonso de Albuquerque é a melhor no ensino básico

Em relação às 1.301 escolas do ensino básico analisadas consoante a média dos exames de Português e Matemática, a melhor do distrito, no lugar 59, é a guardense Afonso de Albuquerque com uma média nos exames de 3,59 e média final de 3,71. Seguem-se as da Sé e a EB de Tourais, no concelho de Seia. Quanto às piores são as do Sabugal com médias, respectivamente, de 2,47 e 3,13, a Dr. José Casimiro Matias e a EB de São Miguel (Guarda). Já na Cova da Beira, as melhores são a Frei Heitor Pinto com médias de 3,19 e 3,46, seguindo-se a Secundária do Fundão e a EB Serra da Gardunha, também do Fundão. Quanto às piores são o Externato Nossa Senhora dos Remédios (Tortosendo), que surge no 9º lugar a contar do fim, com médias de 2,07 e 3,25.

Ricardo Cordeiro Estabelecimento de Fornos surge no lugar 83 entre 599 analisados

Escola de Fornos de Algodres é a melhor do
        distrito

Sobre o autor

Leave a Reply