Arquivo

Escape Livre cria “Compromisso pela Guarda”

Cidade ganha 12 novos “embaixadores” por ocasião das comemorações dos 35 anos do programa de automobilismo da Rádio Altitude

O programa radiofónico Escape Livre convidou, no sábado, um grupo de 12 personalidades de várias áreas a assinar um “Compromisso pela Guarda”. Os signatários declararam-se formalmente «empenhados na divulgação e no aproveitamento do potencial turístico, económico e cultural da cidade» e manifestaram acreditar «no futuro da Guarda», desejando ser parceiros dos agentes locais e da sociedade civil para o desenvolvimento de iniciativas e projectos que tenham em vista a sua valorização, promoção, desenvolvimento e projecção.

Luís Celínio, responsável pelo programa e presidente do Clube Escape Livre, garantiu que não espera acções concretas dos novos embaixadores da cidade, mas confessou uma certeza: «Estas pessoas vão ter a Guarda mais perto do coração e tê-la-ão em conta quando tomarem uma decisão nas suas áreas», anunciou. O documento foi também subscrito pelo presidente da Câmara, Joaquim Valente, que considerou o acto «um importante momento para promover e divulgar» a Guarda. «Não é fácil juntar 12 personalidades distintas da sociedade em torno da cidade e também por isso estamos mais encorajados para pugnar pelos destinos desta terra», afirmou. O «cheque em branco» do futuro da cidade – como o autarca chamou ao documento – foi subscrito por Hermínio Loureiro (presidente da Liga Portuguesa de Futebol), Manuel Serrão (empresário), Albérico Fernandes (jornalista), António Catarino (jornalista ligado à área do desporto), Esmeralda Dourado (presidente da SAG Gest – Soluções Automóveis Globais), Fernando Monteiro (administrador executivo da SIVA), Hélder Pedro (secretário-geral da Associação Automóvel de Portugal), Jorge Mira Amaral (administrador SBI, SGPS), Isabel André (coordenadora de marketing da Castrol e BP), José Raul Pereira (director de relações públicas e competição da Citroën), Jorge Neves da Silva (secretário geral da Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel) e Pedro Queiroz Pereira (presidente do conselho de administração da Portucel e da Semapa). A primeira iniciativa deste “Compromisso pela Guarda” está agendada para 28 de Junho, com um encontro empresarial do sector automóvel da Beira Interior na cidade.

Francisco Carvalho, piloto do ano pela quinta vez

Um jantar com cerca de uma centena de convidados no Hotel Vanguarda e um espectáculo de magia assinalou, sábado à noite, os 35 anos do programa Escape Livre. De resto, na décima Gala Spal – A Nossa Selecção de Pilotos, promovida pelo Clube Escape Livre, foi entregue a medalha de prata do programa à Rádio Altitude, à BP e à Yoplait. Já os troféus Spal foram entregues aos 37 pilotos de 10 modalidades distintas, oriundos do distrito. Para além destes, o Clube distinguiu ainda António Matos Chaves com o diploma de sócio honorário, enquanto o Troféu de Honra (inédito em 10 anos de galas) foi entregue a Ricardo Saraiva por ter vencido um primeiro prémio de design automóvel num concurso internacional. Já Francisco Carvalho foi eleito Piloto do Ano, pela quinta vez em 10 anos, enquanto a Rádio Altitude e a Auto Ramiro Competições (Aguiar da Beira) receberam o Troféu Prestígio. A terminar as distinções, Manuel Gião, filho do antigo campeão, natural da Guarda, recebeu o Troféu com o nome do seu pai.

Rosa Ramos

Sobre o autor

Leave a Reply