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ESAA com S. Miguel ou Sequeira?

Agregação em causa

A incógnita continua. A Escola Sec. Afonso de Albuquerque vai-se agregar afinal com o Agrupamento de Escolas de S. Miguel ou da Sequeira? Em abril, o Conselho Geral deu parecer para que, em caso de agregação, a ESAA se juntasse ao Agrupamento de Escolas de S. Miguel, mas dias depois a DREC enviou à nossa Escola uma proposta de “casamento” com o Agrupamento Carolina Beatriz Ângelo da Sequeira. Sem o ter dito, o critério da proximidade geográfica foi assim menosprezado em nome de um maior equilíbrio no número de alunos nos futuros agrupamentos. Todas as escolas, através dos seus Conselhos Gerais, protestaram, fizeram um segundo parecer e aguarda-se agora uma resposta definitiva.

Façamos a revisão da matéria. Em 11 de abril em reunião com diretores de escolas, a DREC anunciou vários agrupamentos de escolas no sentido de aplicar a ideia da agregação, prevista no novo regime de gestão que data de 2008. Na altura, perante a surpresa do diretor António Soares, foi dado o caso como praticamente irreversível, dada a necessidade de otimizar a gestão dos recursos das escolas. Poupar, portanto. Assim a Guarda ficaria com 3 agrupamentos: a ESAA que se ligaria a S. Miguel ou à Sequeira; a Esc. Sec. Sé que ficaria com a outra escola e o Agrupamento de Escolas da Área Urb. da Guarda (que inclui a Escola de Santa Clara), que ficaria desligada de qualquer secundária pelo facto de deter o ensino no estabelecimento prisional. Na ata da reunião não se indicou exatamente com quem a ESAA iria fazer a agregação. Poucos dias depois o Conselho Geral da ESAA aprovou um parecer negativo a esta agregação dado que, seguindo a orientação do Conselho Municipal de Educação, se considerava que este ano de 2012/13 deveria ser um ano de reorganização da rede escolar do concelho, podendo as agregações fazer o seu caminho a partir de março de 2013, momento em que aquele Conselho proporia a nova carta educativa e a rede escolar do município. No entanto a DREC enviou às escolas no início de maio a agregação concreta que se devia operar pedindo parecer sobre o Agrupamento de Escolas ESAA-Sequeira. De novo o Conselho Geral deu parecer negativo, agora revoltando-se pelo facto de se ter escolhido como parceira da ESAA uma escola mais distante da nossa. Caso a ligação com a Sequeira vingue, o Agrupamento ficará mais equilibrado em termos de número mas as escolas são mais distantes.

Os pareceres do C. Geral foram muito críticos relativamente à opção de agregação, figura à qual não se reconhecem quaisquer vantagens a não ser a poupança de recursos. Fizeram assim sobressair a argumentação de que a proximidade deveria continuar a ser um valor na educação, que as escolas estavam a funcionar satisfatoriamente e com projetos muito específicos e que os interesses pedagógicos deveriam ser colocados acima dos financeiros. Para além da gestão conjunta das escolas do agrupamento, o sistema dos agrupamentos permite uma economia de recursos humanos ao nível de professores e funcionários e um percurso sequencial articulado dos alunos desde as escolas do 1º Ciclo até ao ensino secundário. Evita também em teoria o isolamento das escolas integrando-as em unidades com mais meios e recursos.

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