Arquivo

Erasmus+: a criar mais e melhores oportunidades

No seu primeiro ano de existência, o Erasmus+, o programa para o ensino, a formação, a juventude e o desporto, de maior dimensão e mais adequado, já cumpre as expectativas.

Portugal é um dos países que beneficiou deste programa Erasmus+. O programa começou em 2014 e desde então o número de estudantes e estagiários portugueses a participar neste programa, subiu para 6.957, quando comparado com o valor de 2007 de 4.753 estudantes.

Os estudantes estrangeiros a escolherem Portugal como país para realizaram o programa Erasmus+ duplicou de 5.579, valor de 2007, para 10.430 em 2014, apenas no primeiro ano de implementação deste programa.

Tibor Navracsics, Comissário Europeu da Educação, Cultura, Juventude e Desporto, declarou: «Logo no seu primeiro ano, o programa Erasmus+ teve um êxito retumbante. O número impressionante de participantes prova quão importante é o contributo do programa para a melhoria das perspetivas de emprego dos jovens, ajudando-os a adquirir novas competências e experiências e apoiando a modernização dos sistemas de educação, de formação e de juventude».

No seu primeiro ano de existência, o programa concedeu um número recorde de 650.000 bolsas de mobilidade a estudantes, estagiários, professores, voluntários, e outros jovens e preparou o terreno para os primeiros empréstimos a estudantes para um curso completo de mestrado no estrangeiro. Pela primeira vez, o programa financiou igualmente projetos de apoio a políticas que envolvem autoridades públicas e organizações internacionais, e proporcionou financiamento para projetos no domínio do desporto.

O programa Erasmus+ tem por finalidade apoiar a modernização dos sistemas de educação, formação e juventude, melhorando simultaneamente as competências dos estudantes, as perspetivas de emprego e a sua participação ativa na sociedade. O programa reforçou igualmente as iniciativas para melhorar as perspetivas de emprego dos jovens e facilitar a sua transição do ensino para o mundo do trabalho, o que se traduz num aumento das oportunidades de estágio ou de contratos de aprendizagem oferecidas pelo programa.

Este tem uma duração de sete anos (2014-2020) e está dotado de uma verba de 14.700 milhões de euros, o que representa um aumento de 40% face aos níveis de despesa anteriores e dá testemunho do empenhamento da União Europeia em investir nesses domínios. O programa apoia igualmente as parcerias transnacionais entre instituições de educação, formação e juventude, a fim de promover a cooperação e aproximar os mundos do ensino e do trabalho.

Pela primeira vez, o programa oferece igualmente financiamento específico para ações no domínio do desporto, no intuito de desenvolver a sua dimensão europeia e combater as suas grandes ameaças a nível internacional, tais como a viciação de resultados e a dopagem. O programa apoia igualmente o desenvolvimento do ensino e da investigação sobre a integração europeia por intermédio das ações Jean Monnet. O programa Erasmus+ proporcionará a mais de 4 milhões de europeus oportunidades de estudar, realizar formação, adquirir experiência de trabalho e fazer voluntariado no estrangeiro.

Sobre o autor

Leave a Reply