Arquivo

Equipamento do Museu do Côa em concurso

Penúltima fase do projecto está orçada em 710 mil euros

O IGESPAR – Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico já lançou o concurso público para o equipamento do futuro Museu do Côa, em construção em Vila Nova de Foz Côa. Os concorrentes devem apresentar propostas até 10 de Abril.

Trata-se da penúltima fase do projecto, após a qual faltará apenas a musealização, e está orçada em 710 mil euros. O procedimento, publicado na semana passada em “Diário da República”, destina-se ao fornecimento, execução, montagem e colocação de expositores, sistemas de arquivos compactos, estantes, mesas, cadeiras, mobiliário de apoio, acessórios e contentores. A empreitada do Museu de Arte e Arqueologia do Vale do Côa arrancou há pouco mais de um ano numa encosta sobranceira à confluência dos rios Douro e Côa, no Vale de José Esteves, na zona Norte do Parque Arqueológico do Vale do Côa.

A obra, há muito desejada e considerada de grande importância para o desenvolvimento do turismo na região, está orçada em mais de 11,5 milhões de euros e deveria ficar concluída no último trimestre de 2008. No entanto, a anterior ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, admitiu, no mês passado, que o equipamento não será inaugurado no final do ano. «Terminar a construção física não significa que tenhamos que abrir as portas em 2008, é muito pouco provável que assim seja relativamente ao Côa», disse. O futuro museu destina-se a divulgar e preservar a arte rupestre do Vale do Côa, classificada como Património Nacional e Património da Humanidade pela UNESCO. O projecto é dos arquitectos Tiago Pimentel e Camilo Rebelo.

Sobre o autor

Leave a Reply