Arquivo

Época de caça antecipada devido à seca

21 de Agosto e 4 de Setembro são as principais datas da próxima época venatória

A abertura da época da caça é este ano antecipada para algumas espécies, terminando também mais cedo, segundo o calendário para 2004-2005, que justifica a decisão com o actual período de seca.

O calendário para a época venatória foi publicado na última quinta-feira pelo Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, explicando o Governo que, apesar da antecipação, se mantém de forma geral os mesmos dias de caça, bem como as mesmas espécies permitidas. Em relação às espécies migratórias, nos terrenos ordenados e não ordenados, a época da caça começa a 21 de Agosto e termina a 25 de Setembro para as rolas, enquanto para os patos, galeirão e galinhas de água começa no mesmo dia mas termina a 22 de Janeiro de 2006. A caça ao pombo começa também a 21 de Agosto, à codorniz a 4 de Setembro, e a 30 de Outubro inicia-se a caça à narceja, tarambola-dourada, galinhola, turdídeos e estorninho-malhado.

Em relação às espécies sedentárias a lei estabelece duas datas, consoante se trate de terrenos ordenados ou não. No primeiro caso a caça ao coelho e à lebre começa a 4 de Setembro, ao faisão, à perdiz, à raposa e ao saca- rabos a 2 de Outubro, enquanto ao javali, veado, gamo, corço e muflão a caça é possível todo o ano. Quanto aos terrenos não ordenados é possível caçar coelhos, lebres, faisões, perdizes, raposas, saca-rabos e javalis a partir de 2 de Outubro, sendo no entanto diferentes as datas que estabelecem o fim da caça. O calendário venatório estabelece também o limite máximo diário de animais que cada caçador pode matar. Se é possível, por exemplo, matar 15 rolas ou 50 pombos torcaz por dia, para faisões o máximo é três, tendo os caçadores que se contentar com uma lebre por dia.

Sobre o autor

Leave a Reply