Arquivo

Entregues primeiros cartões do seguro de saúde municipal

Habitantes de Figueira de Castelo Rodrigo vão ter acesso gratuito a serviços básicos de saúde complementares ao SNS

A seguradora Vitória Seguros ganhou o concurso público para a concessão do primeiro seguro de saúde municipal que representará um custo anual de cerca de 300 mil euros para a Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo. O objetivo é disponibilizar aos residentes no concelho serviços básicos de saúde gratuitos complementares ao Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Os primeiros trinta cartões deste serviço foram entregues durante a sessão solene do feriado municipal, comemorado no passado dia 7. Os restantes munícipes vão receber os documentos com a «maior brevidade possível», refere o autarca Paulo Langrouva. Com esta medida inédita em Portugal, a Câmara local pretende suprir as faltas do SNS num município onde há 6.260 utentes e apenas dois médicos de família. Os residentes vão ter consultas médicas, de clínica geral, especialidades e Urgência, e acesso a meios complementares de diagnóstico. De acordo com o caderno de encargos do cartão de saúde municipal “Figueira Saudável”, estes serviços devem ser prestados em rede médica que deverá localizar-se a uma distância inferior a 160 quilómetros em linha reta a partir do centro da vila – o que significa que poderão ser prestados na cidade espanhola de Salamanca.

Além disso, o acesso a estes cuidados deverá ser assegurado «em tempo não superior a sete dias», devendo a seguradora vencedora efetuar um mínimo de 3.000 consultas, outras tantas análises de radiologia convencional e 300 exames de imagiologia, explicita o documento. De fora do concurso ficam o internamento e as cirurgias. O adjudicatário terá ainda de facultar o transporte gratuito destes utentes para a rede médica, não cobrar quaisquer taxas moderadoras e garantir um médico residente em Figueira de Castelo Rodrigo «para acompanhamento e análise das situações clínicas». Para o presidente da autarquia, o objetivo desta medida é «dar mais saúde, mais qualidade de vida, maior conforto e maior segurança também, em termos de saúde» aos figueirenses, «principalmente àqueles que neste momento não têm médico de família».

Serviço inédito no país foi adjudicado à Vitória Seguros e representa um custo anual da ordem dos 300 mil euros para o município figueirense

Sobre o autor

Leave a Reply