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Engenharia aeronáutica posta à prova

A competição Air Cargo Challenge , organizada pela APAE (Associação Portuguesa de Aeronáutica e Espaço), é uma competição dirigida para estudantes universitários de Engenharia e aeromodelistas, criada para estimular o interesse na área aeronáutica, uma competição de desenho e construção que premeia o génio e a originalidade dos concorrentes. “”Sob o signo “mais alto, mais longe, mais forte”, as equipas participantes levam a cabo um exercício em engenharia e optimização, projectando um aeromodelo de elevada capacidade de carga e respeitando os constrangimentos impostos.

A fim de participar na competição Air Cargo Challenge , a Equipa deve projectar, construir e pilotar um aeromodelo rádio controlado para elevar a maior carga útil possível, na forma de lastros de chumbo. O avião deve descolar em 61 metros, sobrevoar o campo pelo menos uma vez e aterrar no espaço determinado pela organização. O avião tem que utilizar um dos motores definidos pela organização, não alterado, o que corresponde a uma potência de cerca de 1 hp, utilizando o combustível fornecido pela organização no dia da competição. Existem duas classe: OpenClass e a Universitária. Embora ambas participem juntas estas não competem entre si.

Esta nova edição contou com a participação de mais de 130 pessoas, divididos por 13 equipas. Pertencentes à Universidade do Porto, Universidade Técnica de Lisboa, Universidade de coimbra, Universidade da Beira Interior e Universidade do Minho, entre outras. O evento decorreu nos dias 9, 10, 11 de Setembro de 2005 no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, e na Base Aérea da Ota. Os vencedores de cada classe participaram com os seus aeromodelos no PORTUGAL AIR SHOW ’05 da Aeropress que se realizou no passado fim-de-semana.

Na última fase da competição participaram 6 equipas, tendo ficado as restantes 7 pelo caminho pelas dificuldades encontradas na preparação para uma competição desta natureza. Um exemplo disso é o da Universidade do Minho, 2ª classificada na edição anterior, que viu o seu protótipo destruído na véspera da competição durante um voo de ensaio.

A edição anterior havia sido realizada em Março de 2004 e foi ganha por uma equipa da Universidade da Beira Interior, com uma marca de 3,5 kg de lastro no seu melhor voo. Para a classificação conta a nota obtida não só pelo peso transportado mas também pelo relatório de projecto e cálculos efectuados, pelos desenhos da aeronave e pela apresentação final oral, onde cada equipa mostra o trabalho que realizou até chegar à fase de voo.

Este ano a prova foi ganha por uma equipa conjunta do Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa e da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra com 297 pontos e 8 kg de lastro no seu melhor voo, em segundo lugar ficou uma equipa da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto com 249 pontos e 6,5 kg e em 3º lugar classificou-se uma equipa da Universidade da Beira Interior com 245 pontos e 7 kg de lastro.

Por: Miguel Silvestre

* Assistente do Departamento de Ciências Aeroespaciais da Universidade da Beira Interior

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