Arquivo

Enforce instala 39 centrais de microgeração na Covilhã

A Enforce vai instalar 39 centrais de microgeração em Juntas de Freguesia, coletividades e instituições particulares de solidariedade social do concelho da Covilhã para produção de energia através de sistemas fotovoltaicos.

A empreitada resulta de um concurso público internacional lançado pela ICOVI – Infraestruturas e Concessões da Covilhã e a que concorreram 25 empresas. «A proposta da Enforce destacou-se dos restantes concorrentes pelo preço e valores de produção apresentados», adianta João Nuno Serra, diretor-geral da empresa, revelando que a proposta foi de pouco mais de 462 mil euros, menos 108 mil euros que o valor base do concurso [570 mil euros]. O contrato de adjudicação foi assinado na passada quinta-feira e prevê o fornecimento e montagem dos sistemas de microgeração durante os meses de agosto e setembro, estando prevista a sua ligação à Rede Elétrica do Sector Público (RESP) até 31 de outubro deste ano.

Desde 2008 a Enforce instalou mais de 500 centrais de microgeração que estão ligadas à RESP nos concelhos da Beira Interior, Interior Norte, região de Lisboa e Algarve. Segundo João Nuno Serra, as centrais totalizam dois megawatts de potência instalada, equivalentes a um quinto do total nacional, em produção, que é de 10 MW. A microgeração é um novo regime de microprodução que permite a qualquer consumidor individual ou entidade que disponha de um contrato de compra de eletricidade em baixa tensão produzir energia a partir das suas casas ou edifícios e através de micro sistemas tecnológicos de energias renováveis, como a solar térmica, solar fotovoltaica e eólica. A energia gerada pelo microprodutor é injetada na rede elétrica, por uma tarifa de referência por quilowatt (kWh) produzido e até aos limites fixados, para cada fonte de energia renovável.

Sobre o autor

Leave a Reply