Arquivo

Encontros cinematográficos na Guarda

Filmes e conversas com realizadores este fim-de-semana no pequeno auditório do Teatro Municipal

Benjamin Geissler, Joseph Morder e o português Manuel Mozos são os realizadores convidados para os Encontros Cinematográficos, que decorrem no TMG este fim-de-semana. A organização é do Teatro Municipal, a Associação Luzlinar e do Cineclube da Guarda.

Além de conversas com os cineastas convidados, a iniciativa inclui exibições de filmes e curtas-metragens de autores como Pier Paolo Pasolini, Benjamin Geissler, Gérard Courant, Joseph Morder, Manuel Mozos, Susana Sousa Dias e Mário Gomes. O polémico realizador italiano tem direito de abertura destes encontros, no sábado à tarde, pelas 14h15, com a exibição de “Uccellacci e uccellini” (“Passarinhos e Passarões”, em português), cujo protagonista principal é o célebre humorista Totó. “Lost Pictures – Lost Memory?”, de Benjamin Geissler, é o filme que se segue, antes de um debate com o realizador e a artista plástica Maria Lino, moderado por Victor Afonso. À noite, será exibido “Romamor (lettre filmée berlinoise)”, de Joseph Morder, após o qual haverá lugar para uma conversa com o seu autor e a cineasta Bárbara Spielmann. O primeiro dia termina com “Jornal de Joseph M.”, uma película de Gérard Courant.

No domingo, as sessões começa pelas 14h30 com “Ruínas”, de Manuel Mozos, que falará depois da sua obra e do cinema português com Edmundo Cordeiro, professor de cinema. O filme “48”, de Susana Sousa Dias, é a proposta para terminar a tarde, estando programada uma sessão especial para a noite com “Muito Além”, de Mário Gomes. Os Encontros Cinematográficos terminam com uma intervenção do realizador e professor de cinema Pedro Sena Nunes, autor, entre outros, do documentário “Há Tourada na Aldeia”, sobre uma capeia arraiana. Segundo Carlos Fernandes, coordenador do evento, este vai proporcionar um «confronto» de cinematografias singulares com a participação de cineastas de diferentes nacionalidades e múltiplos registos narrativos, que explicarão «a natureza dos seus projectos».

Sobre o autor

Leave a Reply