Arquivo

Encontro com a história em Trancoso

Este fim-de-semana, por ocasião da recriação das bodas reais de D. Dinis e Isabel de Aragão

Trancoso regressa ao passado este fim-de-semana por ocasião da recriação das bodas reais de D. Dinis e Isabel de Aragão. A Festa da História assenta arraiais no centro histórico da cidade, sendo já um evento incontornável na região.

Tal como antigamente, pelas ruas da cidadela medieval voltam a cruzar-se poetas, profetas, almocreves, físicos, sapateiros, ferreiros, nobres, cavaleiros, mas também mouros e judeus. Haverá igualmente tendas onde se venderá pão, doces, arte e artesanato, adornos, licores e frutas, à mistura com tabernas, acampamentos militares e mesteirais medievais. E como é de uma festa que se trata, não faltarão também bailias, trovas e trovadores, folguedos, desafios e torneios de armas, saltimbancos e bobos para divertimento do povo e dos visitantes. Esta viagem histórica começa no sábado de manhã, com a tradicional leitura da carta de D. Dinis, segue a abertura do mercado e jogos de destreza. Pelas 15 horas desfilará o cortejo de recebimento da Infanta Isabel de Aragão, futura Rainha Santa devido à sua bondade e virtudes e a quem Trancoso foi doada em 1282. À noite serve-se um repasto medieval no castelo (cujas inscrições terminam amanhã no posto de turismo ou pelo telefone 271/811147), antes da recriação do assalto à fortaleza.

No domingo, destaca-se um cortejo e as bodas reais, música, um torneio de armas de cortesia e uma festa sarracena. Pelo meio, nobres portugueses e castelhanos medirão forças. Como habitualmente, a Festa da História envolve dezenas de figurantes, os alunos da Escola Profissional, as coletividades do concelho e o grupo Viv’Arte, numa organização da autarquia, em parceira com a empresa municipal Trancoso Eventos.

Encontro com a história em Trancoso

Sobre o autor

Leave a Reply