Arquivo

Encontro com a História em Castelo Mendo

Feira medieval acontece no sábado na Aldeia Histórica do concelho de Almeida

Cerca de 113 figurantes vão protagonizar, no sábado, uma viagem ao passado de Castelo Mendo, no concelho de Almeida. A Aldeia Histórica, cujo foral foi concedido por D. Sancho II há 777 anos, é o palco da tradicional feira medieval, mas desta vez aposta em grande.

Com a colaboração dos agrupamentos de Escolas de Almeida e Vilar Formoso e da Escola Profissional de Trancoso, os promotores, a autarquia e a Junta de Freguesia, querem pôr na rua regateiros, artesãos, taberneiros, almocreves, cavaleiros, bobos, jograis, monges, damas, nobres, bruxas e mendigos. O ambiente medieval estará montado durante todo o dia, estando ainda previstos jogos tradicionais, passeios de burro pela Devesa e várias visitas a pontos de interesse. Esta jornada histórica culmina com um banquete e um concerto na Igreja de S. Vicente. A ceia medieval é um dos momentos altos do evento, devendo os participantes vestir a rigor. Durante o repasto intervirão, em animadas brincadeiras, personagens como o bobo, os malabaristas, acrobatas e outros que tais, acompanhadas pelo som da música medieval trovadoresca. Para as 21 horas está programado um concerto dos Frei Fado d’el Rei na Igreja de S. Vicente, a antiga igreja matriz. Este espectáculo de contornos clássicos, com apontamentos contemporâneos, vai fechar a feira medieval.

O evento constitui uma boa oportunidade para visitar uma das mais deslumbrantes e misteriosas localidades do distrito, que salta à vista num vale perdido atravessado pela única estrada que lhe dá acesso. Castelo Mendo é um burgo amuralhado sobranceiro ao rio Côa. O aglomerado circular envolto por velhas muralhas é uma visão fascinante entre a serra e a Devesa, à direita, local de pastagem, das bancas da praça e de festas populares. É como que uma estrada para o passado, que se franqueia na Porta da Vila, guardada por dois berrões. Lá dentro procure a Casa da Menda e tente descobrir a cara do Mendo. Mas estes não são os únicos vestígios da história gloriosa de Castelo Mendo, antiga vila de grande movimento mercantil por ter Castela ali à beira e dona de uma feira como não há memória. Desse tempo resistiram casas senhoriais, ruas ancestrais, a Igreja de São Pedro e, no alto, as ruínas de uma igreja e do primeiro castelo com cisterna. Lá em cima, chegue-se ao canto das oliveiras e faça um desejo atirando uma pedra ao Barroco dos Desejos. Já será uma sorte se conseguir acertar.

Sobre o autor

Leave a Reply