Arquivo

Empresas exploram minérios na região

Contratos para a prospeção em Vila Nova de Foz Côa, Covilhã e Fundão foram assinados na semana passada

O Governo assinou na semana passada contratos para a exploração de minérios metálicos em Vila Nova de Foz Côa, Covilhã e Fundão. No total, sete empresas tencionam investir 8,6 milhões de euros em Portugal nos trabalhos de prospeção.

De acordo com o Ministério da Economia, a Eurocolt Resources vai pesquisar e explorar a existência de antimónio, arsénio, cobre, lítio, entre outros minerais, em Vila Nova de Foz Côa e outros concelhos vizinhos. Já a Minaport – Minas de Portugal assinou dois contratos, um dos quais para as regiões de Oleiros, Fundão, Castelo Branco, Vila Velha de Rodão e Proença-a-Nova (prospeção e pesquisa de cobre, volfrâmio, antimónio, ouro e prata). Por sua vez, a PANNN pretende desenvolver a sua prospeção na Covilhã e Fundão (lítio, volfrâmio, rubídio, cobre, ouro, prata, entre outros). A anteceder a assinatura dos contratos, o ministro Álvaro Santos Pereira destacou a importância do setor mineiro, sublinhando que a aposta nestes «recursos muito valiosos» terá também um impacto nas regiões onde serão desenvolvidos, trazendo «novas e melhores condições de vida para as populações».

O governante sublinhou que o Governo está interessado «em agilizar investimentos» porque o setor mineiro «é um dos motores da reforma económica» que está a ser implementada. «Permite a criação de postos de trabalho, aumenta a receita fiscal e as exportações e reduz a dependência de matérias-primas que vêm de fora», cujos preços têm aumentado, referiu. No entanto, Santos Pereira salientou que nestes projetos serão sempre garantidas as melhores condições de contrapartidas para Portugal.

Empresas exploram minérios na região

Sobre o autor

Leave a Reply