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Empresa Municipal de Belmonte aposta no turismo e em novas empresas

Já nos próximos dias 10 e 11 de Setembro vai decorrer um festival de Dj‘s junto à praia fluvial

A Câmara Municipal de Belmonte aprovou na quarta-feira da semana passada, o Plano de Actividades e Orçamento para 2004 da Empresa Municipal de Promoção e Desenvolvimento Social de Belmonte (EMPDSB). Assim, este ano, o orçamento da empresa ascende aos 461 mil euros, suportados pela autarquia de Belmonte e alguns programas comunitários. A EMPDSB vai continuar a apostar no turismo e no plano social.

«As actividades e eventos têm sido realizados, mas faltava a aprovação oficial dos documentos por parte da autarquia», justifica o presidente da Empresa Municipal, João Gaspar. Entretanto já foram executadas algumas actividades, como os espectáculos musicais com a participação de artistas locais e com transmissão televisiva (RTP-N e RTP-I), a animação de rua alusiva aos séculos XVI e XVII, que tem sido realizada durante os fins-de-semana, e nos últimos dias 14 e 15, a primeira “Feira Medieval do Artesão”, no Largo do Castelo e que acabou por «superar as expectativas», segundo o presidente. Mas a aposta da empresa passa essencialmente pelo turismo de cariz histórico, tendo em conta o património e a história daquela vila. Nesse sentido as actividades têm sido sobretudo dedicadas à recriação histórica, aproveitando os monumentos e os espaços nobres da terra de Pedro Álvares Cabral. Agora, com aquele orçamento, outras actividades estão previstas.

Já nos próximos dias 10 e 11 de Setembro vai realizar-se um festival de Dj‘s, «com o intuito de envolver a camada mais jovem da vila», explica João Gaspar, o que vai acontecer na praia fluvial de Belmonte. Esta iniciativa conta com a participação de dois Dj‘s nacionais, «nomes que ainda estão por definir», e um grupo musical denominado “Voz da Alma”. Já, no final do ano, pretendem organizar «uma grande passagem de ano», sublinha o presidente da empresa, adiantando que «o local escolhido é o pavilhão», para que toda a população possa conviver em ambiente de festa. Há também um projecto de animação denominado “Belmonte em acção”, mas o qual «estamos ainda à espera que seja comparticipado por fundos comunitários», adianta João Gaspar.

Para além da promoção da vila através de “outdoors” colocados nas principais vias do concelho, nomeadamente na A23, outra das tarefas em andamento é a instalação de postos de turismo espalhados pelo concelho, os quais «escasseiam», sendo único o que se encontra junto ao Castelo, mas com pouca visibilidade, realça o responsável. Durante este ano a empresa vai ainda iniciar o trabalho na “Agenda XXI”, um documento «para saber o que temos e o que pensamos fazer em Belmonte», explica. No fundo é um estudo sobre o desenvolvimento ao longo dos próximos 20 anos e em que o turismo desempenha um papel fulcral.

Recorde-se que no plano social está prevista a criação de três empresas de inserção profissional, até ao final do ano, sendo que são estruturas destinadas a desempregados de longa duração, a maioria proveniente do sector têxtil. «Uma dessas empresas é a Beljardim», destinada à jardinagem, limpeza de espaços públicos e particulares e a outra será destinada à exploração do restaurante integrado no espaço do futuro Museu do Azeite, adianta o presidente da Empresa Municipal, João Gaspar. Por fim, a terceira empresa pertence ao ramo da higiene e limpeza, e deve já iniciar a actividade no mês de Outubro. Entretanto os cursos de formação para as outras empresas deverão ter início já em Setembro, para depois iniciarem a actividade. De resto, todos os eventos e iniciativas da EMPDSB contam com o apoio da autarquia de Belmonte.

Patrícia Correia

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