Arquivo

Eleitos os nossos “deputados” no Parlamento dos Jovens”

Escolas

Os alunos Matilde Freitas e Francisco Ferreira (Escola Secundária de Gouveia) e Vasco Olazabal e Ana Filipa Ribeiro (Escola Básica e Secundária Tenente Coronel Adão Carrapatoso, Vila Nova Foz Côa) vão representar o distrito da Guarda na sessão nacional do programa “Parlamento dos Jovens”, que terá lugar a 14 e 15 de maio na Assembleia da República.

Os jovens foram eleitos na sessão distrital realizada a 20 de fevereiro, no auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude da Guarda, em que participaram onze escolas (33 deputados efetivos e 11 suplentes). A Secundária Gonçalo Anes Bandarra (Trancoso) e a Secundária Afonso de Albuquerque (Guarda) foram eleitas como suplentes. Já Matilde Freitas (Gouveia) foi escolhida para porta-voz do círculo eleitoral guardense. O projeto de recomendação à Assembleia da República aprovado defende a adoção do “curriculum vitae caecus” através de plataformas digitais obrigatórias «para que os candidatos sejam avaliados nas suas reais competências, promovendo a diversidade e a igualdade de oportunidades», mas também a criação de uma entidade reguladora ligada à Inspeção-Geral do Trabalho cuja missão será «fiscalizar e penalizar possíveis formas de discriminação de género nas políticas salariais das empresas privadas».

Os jovens “deputados” propõem ainda o reconhecimento do 3º Género (X) em Portugal para assegurar «os direitos e liberdades de todos, promovendo a inclusão social e a não discriminação de géneros». No distrito da Guarda o “Parlamento dos Jovens” envolveu em todas as suas fases onze escolas, 171 alunos, 1.279 eleitores inscritos, 1.023 votantes, 17 listas e 47 turmas.

Sobre o autor

Leave a Reply