Arquivo

Eleições não se realizaram em Orjais e Vales do Rio

A escola básica de Orjais, no concelho da Covilhã, foi fechada a cadeado pela população para impedir que se votasse para as eleições europeias, um boicote de protesto contra o anunciado encerramento daquele estabelecimento de ensino.

Na escola onde votam 768 eleitores, o portão esteve guardado por cerca de três dezenas de populares, que contestavam a possibilidade daquele estabelecimento encerrar, obrigando à transferência das 15 crianças que ali estudam para outra escola no Teixoso, a sete quilómetros da localidade. Cantando o “Grândola Vila Morena” e afirmando que «aqui ninguém passa, aqui ninguém vota», a população, com o apoio do presidente da junta de freguesia, esteve no local para impedir quem eventualmente quisesse votar, tendo recusado a passagem de uma patrulha da GNR.

Em Vales do Rio, também no concelho da Covilhã, decorreu outro protesto contra o encerramento da escola local, que levou a população a fechar a porta com cadeado e cola de forma a impedir a abertura das urnas à hora prevista e a constituição da mesa de voto. No Ourondo, um protesto contra a agregação da freguesia tentou impedir que a votação se realizasse, mas a escola abriu e a mesa de voto foi constituída por apenas três elementos, o que levou o porta-voz do movimento de protesto a anunciar que vai apresentar queixa.

Sobre o autor

Leave a Reply