Arquivo

Eficácia visitante

Gouveia carimbou passaporte para a final da Taça de Honra da AFG em casa do FC Pala

O Desportivo de Gouveia, que já conquistou o título de campeão distrital, ficou mais perto de assegurar a “dobradinha” ao garantir o acesso à final da Taça de Honra da Associação de Futebol da Guarda após vencer em Pala por 3-1.

Numa bela tarde de sol, a bonita localidade de Pala recebeu uma das meias-finais da Taça, onde a eficácia dos gouveenses veio ao de cima, numa partida muito equilibrada disputada perante uma boa moldura humana. As duas equipas jogaram de igual para igual, sendo que o fator casa era vantagem para o Pala, mas o Gouveia também tinha a vontade de chegar à final. O Gouveia chegou cedo ao golo num lance de bola parada, com Quim Teixeira a assistir Octávio que emendou para o primeiro dos serranos. Contudo, o Pala estava para discutir a eliminatória e num lance de ataque rápido, Nunito colocou a bola à mercê dos dianteiros para tentar surpreender a defensiva gouveense e, aos 20 minutos, Telmo foi travado em falta na área contrária e o árbitro Óscar Andrade, bem colocado, assinalou de pronto a grande penalidade. O guarda-redes Nunito foi o escolhido para marcar e acabou por fazer a igualdade. O equilíbrio era a nota dominante nesta fase da partida e, apesar da maior percentagem de posse de bola dos forasteiros, os locais tinham sempre em mente surpreender o adversário, tendo havido alguns lances interessantes de ambas as formações. Ao cair do pano da primeira parte, após um cruzamento para a área do Pala, Márito surgiu para a emenda a apontar novo golo dos visitantes numa fase crucial da partida.

Após o reatamento, a luta era grande, pois o Pala mantinha de alguma maneira a chama de alcançar o feito de chegar à final, mas o Gouveia também mantinha a ideia de voltar a marcar. Face a isso, a eficácia gouveense voltou a surgir aos 69’. Piri cruzou para a área onde apareceu Copas a ganhar o ressalto no interior da área do Pala e a rematar, com Nunito ainda a tocar no esférico, mas sem conseguir evitar o terceiro golo visitante.

A partir daqui, o Pala ainda mostrou qualidade e teve lances de ataque de qualidade, tendo desperdiçado um golo quase feito por Telmo, mas o Gouveia foi gerindo o resultado e também esteve perto de aumentar a vantagem. No final , o “fair play” imperou com o Pala a sair de cabeça erguida, pois revelou ser um adversário duro, perante um Gouveia que carimbou o passaporte para a final da Taça de Honra onde vai defrontar o Soito que foi ganhar a casa do Ginásio Figueirense por quatro bolas a duas. Arbitragem de muita qualidade de Óscar Andrade e seus pares.

António Pacheco

Copas, autor do terceiro golo visitante, controla a bola no meio-campo adversário

Sobre o autor

Leave a Reply