Arquivo

EB 2/3 de Vilar Formoso e Museu da Guarda premiados

Trabalhos inspirados em duas espadas da Idade do Bronze venceram na categoria “Multimédia” de concurso escolar

A escola EB 2/3 de Vilar Formoso e o Museu da Guarda foram galardoados com dois primeiros prémios do concurso nacional “A minha escola adopta um museu, um palácio, um monumento…”.

Elaborados por alunos do 2º e 3º ciclo, os trabalhos de grupo concorreram na categoria de “Multimédia” e tiveram por base as duas espadas da Idade do Bronze depositadas no Museu da Guarda, provenientes de Castelo Bom (Almeida) e Vilar Maior (Sabugal). Estes testemunhos materiais da presença humana e da evolução das realidades sócio-culturais na região datam de 1600-1200 a. C. e 900 a. C., respectivamente. «O reconhecimento da importância dos museus na compreensão da História de um povo e, mais especificamente, da importância estratégica do Museu da Guarda no contexto da história da região motivou os docentes orientadores dos trabalhos vencedores a adoptar-nos e a seleccionar os artefactos referidos», adianta a instituição em comunicado. Os trabalhos vencedores serão apresentados no museu guardense a 15 e 16 de Junho, tendo sido elaborados pelos alunos Ana Baptista, André Pinto, Miguel Pinto, João Fabião, Bruno Neto, Paulo Seixas, Rodrigo Teles, Marco Afonso e Pedro Araújo, sob a orientação dos professores Isabel de Magalhães Carlos Teles.

O concurso escolar “A minha escola adopta: um museu, um palácio, um monumento…” tinha por objectivo estimular o conhecimento dos museus, dos palácios e dos monumentos que aderiram à iniciativa, através da promoção de projectos comuns com as escolas e consequente sensibilização para a conservação, protecção e valorização do património cultural português.

Sobre o autor

Leave a Reply