Arquivo

«É necessário frequentar constantemente todas as formações de forma a conseguir atualizar todas as carteiras profissionais exigidas»

Entrevista a Norberto de Jesus Videira Caetano, empresário e proprietário da Electrocaetano, sediada na cidade da Mêda

P – Como surgiu a Electrocaetano.

R – A minha experiência nesta área de negócio, remonta já a 1987 com a execução de diversos trabalhos na área de eletricidade, canalizações de gás, águas e esgotos, climatização e aquecimento central, mas, só em Maio de 1999, é que me constituí sob a forma de empresário em nome individual.

Neste ano e, em boa hora, decidi iniciar esta atividade por minha conta e risco no Rabaçal, concelho da Meda, tendo sido, este, o primeiro passo da Electrocaetano, designação comercial pela qual é conhecido o meu estabelecimento.

Em 2002, expandi a atividade para a cidade da Meda com a abertura de um armazém. Em 2011 e na sequência da identificação de uma oportunidade de negócio nesta cidade, decidimo-nos pela abertura de uma loja comercial na principal rua de comércio da Meda, tendo a sua inauguração ocorrido no dia 14 de Fevereiro de 2011.

P – A atividade desenvolvida pela Electrocaetano tem vindo a ser alvo de grandes evoluções, mais concretamente no que diz respeito às energias renováveis, o que tem a dizer sobre este assunto?

R – Temos estado atentos a todas as evoluções técnicas e tecnológicas relacionadas com este setor de atividade, mais concretamente, os painéis solares, as energias eólica e geotermia. Temos vindo a acompanhá-las e a encará-las como uma oportunidade e, simultaneamente, como um desafio, que temos vindo a ultrapassar.

Posso afirmar que uma boa parte dos trabalhos por nós executados são precisamente a colocação destas novas fontes de energia natural.

P – De todas as atividades que desenvolvem, quais as que têm maior representatividade no Vosso volume de negócios?

R – A atividade com maior representatividade é a instalação dos aquecimentos centrais a lenha e a pellets, uma vez que o mercado, ultimamente, tem vindo a optar pelas soluções mais económicas, que, sem dúvida, nestes casos, são a melhor escolha. Os trabalhos relacionados com as instalações elétricas de baixa tensão, canalizações de águas, gás e saneamento, têm também grande procura. Os aparelhos de ar condicionado, principalmente os de sistemas inverter, que têm vindo a ter uma grande evolução em termos de consumos de energia, são, igualmente, uma boa opção para muitos dos nossos clientes.

Disponibilizamos também, para soluções de aquecimento central, as conhecidas bombas de calor baixa e alta temperatura, que substituem na perfeição as caldeiras a gasóleo.

P – Para o desenvolvimento da vossa atividade quais as certificações, licenças, alvarás exigidos?

R – Para a certificação da nossa empresa é necessário frequentar constantemente todas as formações de forma a conseguir atualizar todas as carteiras profissionais exigidas. E, no nosso caso, estamos certificados para a execução dos seguintes serviços :

Soldador, mecânico de aparelhos a gás, técnico de gás, instalador de rede de gás, eletricidade, telecomunicações e solares térmicos.

Gostaria de afirmar que todas estas formações são bem-vindas e indispensáveis para o desenvolvimento das competências dos nossos colaboradores.

P – A Electrocaetano pode executar Obras Públicas?

R – Sim, estamos aptos e autorizados a desenvolver instalações elétricas e canalizações em todo o tipo de obras públicas. Possuímos o título de registo de alvará no (INCI) Instituto da Construção e do Imobiliário.

P – Quem são os vossos principais clientes?

R – Os nossos clientes são na maioria dos casos os empreiteiros da construção civil.

Pontualmente aparecem os clientes particulares, mas os serviços que para estes executamos são principalmente a instalação de recuperadores de calor, alguns aquecimentos centrais e solares térmicos e também algumas instalações elétricas.

P – As vossas expectativas, no que diz respeito ao funcionamento do vosso novo espaço comercial, têm vindo a ser correspondidas?

R – Podemos referir que a conjuntura económica do nosso país e em especial da nossa região não é favorável, no entanto a loja tem vindo a corresponder de forma positiva, também sentimos que é mais fácil para os novos clientes de proveniências como da cidade de Lisboa, Coimbra e Porto encontrarem aqui no nosso novo espaço as soluções para as suas necessidades que, na maioria das vezes passa por ser a recuperação de edifícios antigos.

Encontramos desta maneira uma forma de complementar os nossos serviços, disponibilizando produtos como todos os eletrodomésticos necessários para equipar uma casa de habitação. Destes destacamos, os frigoríficos, arcas, máquinas de lavar roupa e loiça, esquentadores, fornos e placas a gás e elétricas.

P – A vossa empresa está a participar no “Programa Dinamizar” desenvolvido pela AENEBEIRA, qual a vossa opinião?

R – A participação no “Programa Dinamizar” está a ser muito positiva. Posso referir, como exemplo, alguns pontos que identificamos como muito interessantes, como é o caso do trabalho desenvolvido para apoio à criação do nosso site.

Entendo também, que a vertente de consultoria e os Cursos de Formação para Empresários são uma excelente e válida iniciativa, não só pelo conhecimento ali adquirido, como também pela partilha de experiências entre todos os empresários participantes de outros setores de atividade.

Por último todo o programa no seu conjunto pode ser considerado como uma ferramenta que nos permite adquirir competência na área da gestão, nomeadamente financeira, recursos humanos, marketing, etc.

«É necessário frequentar constantemente
        todas as formações de forma a conseguir atualizar todas as
        carteiras profissionais exigidas»

Sobre o autor

Leave a Reply