Arquivo

Douro Interior com 50 milhões para expropriações

Apresentados projectos de execução do antigo IP2 entre Celorico da Beira e Valebenfeito

O secretário de Estado adjunto das Obras Públicas apelou à população do interior para que «não dificulte o processo de expropriações para novas estradas, porque o atraso retardará o desenvolvimento económico». Isto, a propósito da construção da Auto-Estrada Transmontana e da concessão do Douro Interior, que ligará Valebenfeito a Celorico da Beira.

Na passada segunda-feira, Paulo Campos assistiu, em Macedo de Cavaleiros, à apresentação dos respectivos projectos de execução numa cerimónia em que, de acordo com o “Jornal de Notícias, também se ficou a saber que se estima gastar entre 40 a 50 milhões de euros em expropriações só no Douro Interior. Nesta concessão as obras já começaram entre Macedo de Cavaleiros e Valebenfeito e consistem na melhoria desse troço do actual IP2. A nova estrada do Douro Interior tem uma extensão de 270 quilómetros, dos quais 261 são de construção nova. Desta via faz parte o IP2, entre Celorico da Beira a Valebenfeito, e o IC5 que fará a ligação entre Murça (Vila Real) e Miranda do Douro.

O Governo estima que os primeiros lanços estarão concluídos em Novembro do próximo ano e o total da concessão em 2011. A construção foi adjudicada ao consórcio Aenor, liderado pela Mota-Engil, num investimento previsto de 826 milhões de euros, sendo que 623 milhões correspondem ao investimento inicial de construção e os restantes 203 milhões à operação e manutenção durante os 30 anos contratualizados.

Sobre o autor

Leave a Reply