Arquivo

Dois milhões de cigarros apreendidos na fronteira

Imposto a cobrar caso o tabaco fosse introduzido no mercado seria superior a 100 mil euros

A Brigada Fiscal da GNR efectuou na passada quinta-feira, em Vilar Formoso, uma das maiores apreensões de tabaco do ano. Numa operação-stop efectuada de madrugada nas proximidades da fronteira, elementos do sub-destacamento fiscal local confiscaram cerca de dois milhões de cigarros em situação irregular. O tabaco estava dissimulado no interior de um camião TIR que se dirigia para a Trofa. As autoridades calculam que o valor de imposto sobre o tabaco devido, caso a introdução no consumo tivesse sido concretizada no mercado nacional, seria superior a 100 mil euros.

«Os 100 mil maços, de marca Marlboro, estavam escondidos no meio de bobines de papel, o que indicia a clara intenção de fugir ao imposto especial de tabaco», disse o tenente-coronel Manuel Camisa. Para além disso, o motorista, de 46 anos, não tinha quaisquer documentos de despacho alfandegário da mercadoria em causa para ser introduzida no mercado. O comandante do Grupo Fiscal de Coimbra adiantou ainda que o indivíduo foi detido de imediato por introdução fraudulenta no consumo enquanto o camião, de matrícula portuguesa, ficou apreendido e foi transportado ao final da tarde para Coimbra. Já durante o dia, o condutor do pesado foi presente ao juiz do Tribunal de Almeida, que lhe aplicou como medidas de coacção o termo de identiddade e residência, acompanhado de apresentações semanais no posto policial da sua área de residência, na zona de Viseu.

«Esta apreensão não teria sido possível sem a perspicácia dos nossos guardas em Vilar Formoso, que contam já muitos anos de serviço, porque tudo vinha perfeitamente acondicionado de forma a não ser detectado», acrescenta o oficial. Entretanto prosseguem as investigações, nomeadamente para apurar a origem do tabaco e o destino final em Portugal. O tenente-coronel Manuel Camisa lembra que esta é mais uma das várias acções que a Brigada Fiscal tem levado a cabo nas principais fronteiras terrestres portuguesas desde o início do ano. Destas operações já resultou a apreensão de 9.550.000 cigarros.

Sobre o autor

Leave a Reply