Arquivo

Dois dias de “Vinhos e Sabores” em Pinhel

Realiza-se, em novembro, a primeira feira de vinhos da Beira Interior, para promover toda a região e os seus produtos endógenos

Com um notável crescimento nos últimos anos, os vinhos da Beira Interior têm-se afirmado como um produto de qualidade não apenas em Portugal, mas também fora do país. Chegou agora a altura de uma feira dedicada à sua promoção, a “Beira Interior – Vinhos e Sabores”, que vai decorrer a 14 e 15 de novembro, no Pavilhão Multiusos de Pinhel.

Trata-se de uma iniciativa da autarquia local, em colaboração com a Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI). «Este produto tem alguma importância no nosso território e já estava na hora de termos um certame dedicado aos vinhos da Beira Interior», considerou o presidente da autarquia pinhelense na sessão de apresentação do evento, na passada segunda-feira. Rui Ventura salientou «a qualidade dos vinhos» da região, que quer ver reconhecida e, «ao mesmo tempo, dar-lhes outra dinâmica». Mas como a Beira Interior não é apenas vinho, o certame vai reunir outros sabores tradicionais, como o mel, os doces, o azeite, o pão e os enchidos, unindo assim «todos os ingredientes para que seja um sucesso», acredita o edil. O número de expositores rondará os 50, dos quais 27 serão de vinhos e mais de 20 de outras áreas de negócio ligadas aos produtos autóctones.

Também o presidente da CVRBI sublinhou que «um certame desta natureza já fazia bastante falta». Para João Carvalho, «os vinhos da Beira Interior têm vindo a sobrevalorizar-se», existindo atualmente mais de 50 produtores e as certificações de vinhos têm aumentado 10 por cento ao ano. «E contrariamente ao que tem acontecido noutras regiões houve um ligeiro aumento dos preços», afirmou o responsável, recordando que também as exportações têm crescido nestes últimos anos. Depois dos Brasil e Estados Unidos, o continente asiático poderá ser já o próximo destino dos vinhos da Beira Interior. Para tal, nunca é demais promove-los. Pinhel tem 25 por cento dos 16 mil hectares de vinha da Beira Interior, mas Rui Ventura assegura que a intenção deste evento não é de promover exclusivamente a “cidade-falcão”: «O importante será divulgar toda a região», pois é necessário «pensarmos num todo, onde está incluído Pinhel».

A organização não avança com um número de visitantes esperados, mas acredita que será alcançada toda a região Centro. Para já, a intenção é afirmar o certame «a nível nacional» e para isso serão convidados alguns nomes conhecidos no setor vitivinícola. «Promover o vinho da Beira Interior não tem preço, está associado à economia local», explica o autarca. Para João Carvalho, este é apenas o início, sendo que «o difícil é o pontapé de saída». Segundo o presidente da CVRBI, ao longo dos anos, a Beira Interior tem conseguido afirmar os seus vinhos e, «hoje, 75 por cento dos vinhos que consumimos são produzidos na região». De resto, na sua opinião, os néctares da região não são inferiores aos do Douro ou do Alentejo, «pelo contrário, são complementares».

Ana Eugénia Inácio “Beira Interior – Vinhos e Sabores” decorre de 14 e 15 de novembro, em Pinhel

Sobre o autor

Leave a Reply