Arquivo

Doentes descontentes por dispensa de médico

Hospital de Seia vai reencaminhar utentes das consultas de Reumatologia para as unidades de Guarda, Viseu e Coimbra

O Hospital Nossa Senhora da Assunção vai garantir a assistência a todos os doentes tratados pelo reumatologista Rui de Melo nas Consultas Externas, com quem foi rescindido o contrato «com efeitos a 31 de Agosto». O presidente do Conselho de Administração (CA) da unidade senense assegurou, na última sexta-feira, a continuidade desses tratamentos mesmo para os utentes «não residentes na nossa área de influência», mas noutras unidades.

«Os doentes vão ser informados do fim da prestação de serviço do dr. Rui de Melo e da alternativa já acordada com a Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro, que passa pelo seu transporte até aos hospitais da Guarda, Viseu ou Coimbra, unidades de referência com consultas na especialidade», disse Eduardo Silva. Em conferência de imprensa, aquele responsável esclareceu ainda que não estão em causa 600 doentes, mas 363, segundo os registos existentes. Em declarações à agência Lusa, o reumatologista alegou ter sido dispensado devido «às elevadas despesas com os tratamentos destes doentes, por causa de medicamentos biológicos extremamente caros», mas também porque se recusou a deixar de atender os doentes do distrito de Viseu por não pertencerem à área do Hospital de Seia. Por sua vez, Eduardo Silva esclareceu que Rui de Melo tinha sido contratado para observar utentes dos concelhos de Fornos de Algodres, Gouveia e Seia, área de influência do Nossa Senhora da Assunção. «Contudo, verifica-se que são acompanhados doentes doentes de Viseu, Guarda, Castelo Branco e do Distrito de Coimbra, onde existem hospitais com outros recursos», confirmou o presidente do CA, que lamenta a «indisponibilidade» do médico para se reunir com a administração desde Março.

Por outro lado, alertou os utentes «para não se deixarem alarmar por afirmações infundadas e inexactas que poderão atender mais a objectivos pessoais do dr. Rui de Melo do que aos superiores interesses dos doentes». Um apelo que não terá tido eco, uma vez que alguns pacientes estão a organizar uma manifestação de desagrado pela dispensa do médico. A intenção foi divulgada na terça-feira por Acácio Palhares, que reside em Viseu e tem sido tratado no último ano por Rui Gomes de Melo no Hospital Nossa Senhora de Assunção. O protesto ainda não tem data marcada, porque os utentes «querem escrever primeiro ao ministro da Saúde, ao presidente da Administração Regional de Saúde do Centro e ao presidente do Conselho de Administração do Hospital de Seia», adiantou, esclarecendo, no entanto, que acontecerá antes da saída do médico, prevista para 31 de Agosto. O Hospital de Seia não tem serviço de Reumatologia, apenas proporcionou consultas externas nessa especialidade. Finalidade para a qual tinha sido contratado Rui de Melo, em Janeiro de 2005. Segundo os registos da unidade, o médico atendeu desde então 363 doentes. Actualmente, há em lista de espera para consultas 63 pacientes, sendo que o mais antigo é de Março.

Luis Martins

Sobre o autor

Leave a Reply