Arquivo

Dívida pública cresceu o dobro da economia nos primeiros meses do ano

De 2005 e 2012, a dívida do Estado registou um crescimento médio anual de 10 por cento.

Entre janeiro e maio desde ano, a dívida pública cresceu 2,8 por cento, o dobro da economia para o mesmo período, noticia o “Correio da Manhã” desta segunda-feira. Este aumento é equivalente a 6,2 mil milhões de euros.

Ainda que o ritmo de crescimento da dívida tenha abrandado nos últimos anos, existe uma tendência de endividamento imparável, de acordo com os dados da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP). De 2005 e 2012, a dívida do Estado registou um crescimento médio anual de 10 por cento, quando a economia foi praticamente nulo, e a mesma tendência manteve-se nos últimos três anos, com a dívida a aumentar em média 4,7 por cento ao ano.

Em maio deste ano, Portugal registava uma dívida de 232,8 mil milhões de euros – com juros esta despesa ultrapassava os três mil milhões de euros. «A despesa com juros e outros encargos líquidos da dívida direta do Estado nos primeiros cinco meses do ano fixou-se em 3,054 mil milhões de euros, o que representa um aumento de 10,3 por cento, valor superior ao implícito para o conjunto do ano (6,4 por cento)», alertava a Unidade Técnica de Apoio Orçamental, na última nota mensal sobre a dívida pública publicada este mês, lembra o CM.

Sobre o autor

Leave a Reply