Arquivo

Distrito da Guarda «pioneiro» no combate a acidentes com tractores

Ministro da Administração Interna mostrou-se preocupado com os sinistros que desde 2007 provocaram 16 mortos no distrito

O elevado número de acidentes com tractores que tem provocado dezenas de vítimas mortais é um problema que o Governo quer ajudar a atenuar. A garantia foi dada pelo ministro da Administração Interna no último sábado, em Pinhel, na sessão de encerramento de um encontro distrital de tractoristas que reuniu cerca de 1.500 pessoas e onde foram debatidas boas práticas de condução de tractores e uso de maquinaria agrícola.

Rui Pereira assumiu que o Governo irá tomar medidas para «tornar cada vez mais segura» esta actividade, tendo como objectivo a redução do número de acidentes. De acordo com o governante, a redução do número de acidentes com tractores e máquinas agrícolas pode ser alcançada através de «mecanismos de segurança, num diálogo com os construtores, mas também sensibilizando os próprios tractoristas para a necessidade de terem comportamentos seguros». O ministro acrescentou que o MAI pretende estender a todo o país este encontro, que considerou «pioneiro», promovido pelo Governo Civil da Guarda e a Câmara local. Questionado sobre a necessidade de ser revista a legislação aplicada a este tipo de veículo, Rui Pereira mostrou-se disponível para tal, «se houver necessidade» e considerou haver dois aspectos «essenciais» que podem ajudar a reduzir a sinistralidade: «A segurança dos próprios tractores e os procedimentos cuidadosos que podem ser incentivados com uma maior formação», disse.

Dois pontos que «não dependem de alterações legislativas ou de regulamentos, mas antes de acções de sensibilização e de formação», bem como de um «diálogo constante com os condutores dos tractores», sustentou. O ministro garantiu ter «o maior apreço» pela actividade dos tractoristas, que considerou ser «essencial para lutar contra a desertificação do interior e para tornar a nossa agricultura mais rica», sendo também «um elemento importantíssimo no âmbito da protecção civil e na prevenção dos fogos florestais», até porque «contribui para o ordenamento do território». Carlos Lopes, da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, apresentou dados de 2008, segundo os quais os acidentes com tractores, no território nacional, causaram 31 mortos. Por seu turno, o comandante do Destacamento de Trânsito da GNR da Guarda, tenente Cláudio Saraiva, revelou que, entre 2007 e este ano, ocorreram no distrito 86 acidentes com tractores, de que resultaram 16 mortos, 8 feridos graves e 36 feridos ligeiros. Só este ano já morreram seis tractoristas no distrito. Os diversos intervenientes apontaram a utilização do cinto de segurança e do arco de protecção como essenciais para a redução destes acidentes.

Ricardo Cordeiro Rui Pereira pretende estender a todo o país o encontro de tractoristas realizado em Pinhel no passado sábado

Distrito da Guarda «pioneiro» no combate a
        acidentes com tractores

Sobre o autor

Leave a Reply