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Distrito da Guarda com muitas candidaturas ao Modcom

O Nerga foi a associação que recebeu mais candidaturas ao Modcom

O distrito da Guarda foi o segundo da região Centro com mais candidaturas ao programa de Modernização do Comércio (Modcom). No total, o Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e Investimento (IAPMEI) da Guarda recebeu 75 projectos. O prazo para apresentação de candidaturas terminou a 14 de Março e superou todas as expectativas.

Este programa de apoios visa promover a modernização e a revitalização da actividade comercial em todo o país, principalmente em centros com predomínio do comércio independente de proximidade, tanto em zonas rurais como urbanas. O número de candidaturas «é bastante significativo e superou as nossas expectativas», constata Alcina Ferra, técnica do IAPMEI da Guarda. Isto é, Aguiar da Beira (3), Mêda (1), Pinhel (4), Sabugal (7), Seia (13), Trancoso (3), Figueira de Castelo Rodrigo (1), Fornos de Algodres (4), Gouveia (6) e da Guarda (33). Os comerciantes de Almeida, Celorico da Beira e Manteigas não se candidataram. Na região Centro, o distrito da Guarda, com 75 projectos formalizados, é o segundo com mais candidaturas, deixando para trás Aveiro (62), Coimbra (67), Castelo Branco (53) e Viseu (62). À frente da Guarda só ficou Leiria, com 83 candidaturas. Curiosamente, mais de dois terços das propostas foram entregues no último dia do prazo. Ao que “O Interior” conseguiu apurar, a Associação Empresarial da Região da Guarda (Nerga) recebeu cerca de 21 candidaturas para o Modcom, e ainda atendeu muitos interessados, mas nem todos cumpriam os requisitos do programa.

Já a Associação Comercial da Guarda (ACG) recebeu «cerca de uma dúzia de candidaturas», contabiliza Paulo Manuel, vice-presidente. Segundo o responsável, a ACG «só recebeu projectos com viabilidade, que à partida têm boas possibilidades de serem aceites». Além disso, «qualquer empresa podia fazer facilmente a sua candidatura pela Internet», diz para justificar o fraco recurso à Comercial guardense. Assim «é difícil avaliar o impacto do nosso trabalho», admite, lembrando as várias sessões de divulgação realizadas no distrito. No total nacional, o programa de incentivos aos comerciantes, que pretendem tornar a sua actividade mais competitiva, recebeu 1.463 projectos, com um investimento associado de 93.623 mil euros. Segundo dados do IAPMEI, quase 45 por cento dos projectos apresentados têm origem no Norte. De resto, a previsão inicial do Instituto, que assumia uma procura entre 800 a 1200 candidaturas, acabou mesmo por ser ultrapassada. Recorde-se que a primeira fase do Modcom tem um orçamento disponível de 20 milhões de euros, sendo que a região Norte pode absorver 5,9 milhões e 3,1 milhões de euros para a região Centro. Para a região de Lisboa e Vale do Tejo estão destinados 8,2 milhões de euros e 900 mil euros para o Algarve. Estas verbas permitirão o apoio a cerca de 550 ou 600 projectos de empresas e 35 projectos de associações.

Patrícia Correia

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