Arquivo

Distrital da Guarda abre com dérbi gouveense

Campeonato começa a 7 de outubro e termina a 12 de maio de 2013

Vilanovenses e Paços da Serra, respetivamente o terceiro classificado da Iª Divisão na época transata e o campeão da IIª Distrital, protagonizam o jogo que, à partida, promete emoções mais fortes na primeira jornada do Distrital da Guarda, que começa a 7 de outubro. O sorteio da prova realizou-se no sábado. Além de terem realizado uma excelente época, são duas equipas do mesmo concelho (Gouveia), pelo que o desafio deverá ser rodeado de alguma rivalidade.

O Sporting da Mêda, que não alcançou a manutenção na IIIª Divisão Nacional, estreia-se com a receção ao Vila Cortês do Mondego, sétimo classificado em 2011/2012. Outros jogos de interesse incluem a visita do vice-campeão Manteigas a Foz Côa e o embate entre Sabugal e Gouveia, quinto e quarto classificados na última época. A ronda inaugural completa-se com os desafios Pinhel-Soito, Vilar Formoso-Vila Franca das Naves e Trancoso-Figueirense. Já a IIª Divisão será disputada por apenas 10 equipas, uma vez que Penaverdense (Aguiar da Beira), Teixeirense e Santa Comba (ambas do concelho de Seia) não se inscreveram. A prova arranca a 4 de novembro e termina a 5 de maio. Na primeira jornada, os ex-primodivisionários Seia e Mileu jogam fora, em Celorico da Beira e Gonçalo, respetivamente. Os restantes jogos são o São Romão-Abadense, Guarda UD-Pala e Casal Cinza-Fornos de Algodres. O primeiro dérbi guardense está marcado para a segunda jornada, a 11 de novembro, com um Mileu-Guarda UD no Campo António dos Santos.

Quanto à Taça de Honra da Associação de Futebol da Guarda (AFG), que envolve todos os 24 inscritos nas competições seniores, o sorteio ditou dois encontros entre equipas do escalão principal logo a abrir, a saber, Mêda-Sabugal e Gouveia-Soito. A primeira eliminatória, a disputar a 18 de novembro, fica completa com os jogos Gonçalense-Vila Franca das Naves, Pala-Vilar Formoso, Fornos de Algodres-Foz Côa, Seia-Manteigas, Guarda UD-Paços da Serra e Celorico-Vila Cortês do Mondego. Já as equipas do Figueirense, Casal Cinza, Mileu, Abadense, Vilanovenses, Trancoso, São Romão e Pinhelenses ficaram isentas e seguem diretamente para a próxima fase. As eliminatórias seguintes disputar-se-ão a 10 de fevereiro (oitavos-de-final), 29 de março (quartos-de-final) e 21 de abril (meias-finais). A final vai jogar-se a 19 de maio.

Durante o sorteio, que decorreu no auditório da delegação do Instituto Português da Juventude na Guarda, o presidente da AFG lamentou a «fraca afluência» dos dirigentes ao sorteio e lançou ainda um “aviso à navegação”, lembrando que, «para a sobrevivência da Associação, é necessário que todos os associados cumpram com as suas obrigações». De resto, Andrade Poço prometeu «medidas duras, até mesmo a desclassificação», para os clubes incumpridores em termos financeiros. O dirigente revelou ainda que a AFG está a tentar junto da Federação Portuguesa de Futebol «que haja jogos de preparação das seleções no distrito, já que é impossível recebermos jogos oficiais».

A propósito, revelou que, em abril último, não houve um jogo dos sub-20 porque «a inspeção da FPF determinou que nenhum estádio do distrito reunia as condições exigidas, nomeadamente ao nível do relvado». Andrade Poço exortou, por isso, os clubes a intercederem junto das autarquias «para que a situação não se repita e não se volte a perder uma fonte de receitas importante».

Fábio Gomes Sorteio teve lugar no sábado, no auditório do IPJ da Guarda

Distrital da Guarda abre com dérbi gouveense

Sobre o autor

Leave a Reply