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Disciplina de oferta da Escola no 3º Ciclo

REVISÃO CURRICULAR

O 3º Ciclo poderá ter uma disciplina complementar para além do currículo normal se a escola o desejar. O Ministério, que apresentou a versão final da Revisão Curricular no passado dia 26 de março, elenca como disciplinas possíveis a serem utilizadas no 7º e 8º anos com o crédito a atribuir à escola a Educação Cívica, a Educação para a Saúde, a Educação Financeira, a Educação para os Media, a Educação Rodoviária, a Educação para o Consumo, a Educação para o Empreendedorismo e outras. No sentido da flexibilidade o Ministério vai permitir também às escolas adaptar a duração das unidades de ensino, desde que se cumpram as horas totais do currículo.

No 12º ano Português ganha meio bloco para dedicar à expressão escrita e oral mas o ministro da Educação não mexeu nas disciplinas anuais, que continuarão a ser duas, embora possam fazer parte de um leque de escolhas mais alargado. No entanto estas passarão a ter apenas dois blocos semanais. No 3º Ciclo, as Ciências Humanas e Sociais em conjunto passam a ter um bloco a mais no total do 3º Ciclo. Neste Ciclo as Ciências Físicas e Sociais passam a ter mais 2,5 blocos no conjunto dos 3 anos. A Educação Tecnológica deixa de ser obrigatória passando a disputar o seu espaço com as Tecnologias de Informação e outras ofertas. Ganha a Educação Visual, obrigatória agora nos 3 anos (1 bloco em cada). Ganha também o Inglês que passa oficialmente a ser Língua Est. I até ao 9º ano (5 anos).

Fora do 3º Ciclo e Secundário, as grandes novidades são a introdução das provas finais de Português e Matemática no 4º ano (a contarem 30% – no primeiro ano de aplicação só contarão 25%), a oferta obrigatória do Apoio Diário ao Estudo no 2º Ciclo e a promoção da coadjuvância no 1º Ciclo de professores da área de Expressões do mesmo Agrupamento.

As medidas agora tomadas visam, segundo o Ministério, três aspetos fundamentais: “a atualização do currículo, nomeadamente através da redução da dispersão curricular; a melhoria do acompanhamento dos alunos, com uma melhor avaliação e a deteção precoce de dificuldades; o aumento decisivo da autonomia das escolas.”

Disciplina de oferta da Escola no 3º Ciclo

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