Arquivo

Diretor-geral de Saúde recomenda vacinação contra a gripe

A atividade gripal começou mais cedo do que nos anos anteriores, sendo aconselhada a vacinação dos grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos e grávidas.

O diretor-geral de Saúde, Francisco George, afirmou esta segunda-feira que a atividade gripal começou mais cedo do que nos anos anteriores, havendo já casos confirmados, e recomendou a vacinação dos grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos e grávidas.

«Na primeira semana de janeiro foram confirmados no Instituto Ricardo Jorge quatro casos com confirmação laboratorial, dos quais dois estão internados, um nos cuidados intensivos», explicou Francisco George, para quem esta situação «pode indicar o começo da atividade gripal em Portugal à semelhança do que está a acontecer nos outros países do hemisfério norte». De acordo com diretor-geral de Saúde as estirpes que circulam são as que estão contempladas na vacina sazonal distribuída em outubro: o AH1, o AH3 e o Tipo B.

«Estas situações eram previsíveis, a circulação destes vírus era previsível. A vacina sazonal contempla as três estirpes e apesar dos poucos casos confirmados nós podemos antecipar que a vacina protege em relação a todas», disse. Mesmo assim, o responsável recomenda aos grupos mais vulneráveis (crianças, idosos e grávidas) que procurem os serviços de vacinação dos centros de saúde e das farmácias, que ainda devem ter disponíveis vacinas.

Sobre o autor

Leave a Reply