Arquivo

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios assinalado na região

Actividades previstas na Covilhã, Fundão, Celorico da Beira, Freches e Pinhel

Comemora-se amanhã o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, uma efeméride que vários municípios da região vão assinalar com diversas iniciativas.

A Covilhã promove, no sábado, o “Dia do Património – Mostra de Arte e Cultura”, que inclui um percurso pedestre pelos locais mais emblemáticos do património da cidade e as “Jornadas de Património” no Cine-Centro, em que participam Elisa Pinheiro, Manuel Lopes Marcelo, Paulo Ferreira da Costa, José Afonso, Nuno Teotónio Pereira e Cunha Sérgio, entre outros. Estão ainda agendadas uma mostra de pintura rápida ao ar livre e uma série de exposições e “workshops” sobre o património no Espaço Arte e Cultura, na Casa dos Magistrados e no Arquivo Municipal, que divulgará alguns manuscritos. Já na igreja de Santa Maria estará exposto o espólio da paróquia. Em Pinhel, as actividades estarão centradas no tema “Património Religioso e Espaços Sagrados”. Também no sábado, o museu e a Falcão EM organizam uma visita guiada às ermidas da Senhora da Torre (Pinhel), Senhora das Fontes (Santa Eufémia, Sorval) e Senhora da Alagoa (Argomil, Pomares). As inscrições podem ser feitas na Loja do Munícipe.

Em Freches, no concelho de Trancoso, é a Junta de Freguesia que assume as comemorações. No sábado à tarde será inaugurada a exposição “Marcas mágico-religiosas do núcleo antigo de Freches” e apresentada a comunicação “O Património religioso escondido de Freches”. Segue-se uma visita guiada às marcas mágico-religiosas gravadas nas ombreiras das portas, à capela do Divino Senhor das Preces e à Igreja Matriz, onde actuará o Grupo Coral da Santa Casa da Misericórdia de Trancoso. No Fundão, as actividades decorrem amanhã, sob o tema central do “Património Religioso e Espaços Sagrados”. Durante a manhã há visitas às sepulturas escavadas na rocha de Peroviseu e à Capela de S. Pedro, na Capinha, onde decorrerá uma palestra e um almoço-convívio. A efeméride também será celebrada em Celorico da Beira, onde, também amanhã, acontecerá uma visita guiada a diversos locais de interesse patrimonial. À tarde, realiza-se uma sessão explicativa, no Centro Cultural, sobre o património religioso do município.

Sobre o autor

Leave a Reply