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Dia Internacional da Alfabetização comemorou-se em Oliveira do Hospital

Cerimónia quis chamar a atenção para a problemática do analfabetismo, tanto a nível nacional como mundial

Decorreram no passado dia 8, em Oliveira do Hospital, as comemorações do Dia Internacional da Alfabetização. Esta iniciativa organizada pela Direcção Regional de Educação do Centro, em parceria com o Centro de Acção Educativa (CAE) de Oliveira de Hospital, contou com a presença de todos os membros do CAE da Guarda, e com os máximos representantes do Ensino Recorrente e Educação Extra-Escolar do distrito. A sessão ficou marcada por debate subordinado ao tema “Boas Práticas no Âmbito da Educação de Base para Adultos”, que contou com as palestras da coordenadora da concelhia de Tábua, Maria Dolores Tavares; a coordenadora concelhia de Carregal do Sal e o vereador da Educação e da Cultura de Tondela, José António Gomes. Esta iniciativa teve como objectivo chamar a atenção para o grande problema que constitui o analfabetismo, a nível nacional e mundial, utilizando para isso os desenvolvimentos a nível tecnológico e as alterações da sociedade, pretendendo ao mesmo tempo encontrar as alterações necessárias no sistema educativo para que este se adeque e dê as respostas aos problemas no tempo certo. Para Mário Sucena, coordenador do ensino Recorrente do concelho da Guarda, o balanço deste encontro foi «positivo», pois houve uma «congregação de esforços de todas as entidades da região Centro para discutir este tema que é fundamental para quem está directamente ligado ao ensino recorrente». O responsável salienta ainda ter sido analisada a evolução social e tecnológica da sociedade, «que constitui um factor de grande importância no ensino», para «acompanhar» a evolução do ensino e antecipar as mutações que podem ocorrer. Quanto às conclusões que foi possível retirar do encontro, Maria Sucena considera ser necessário «alterar no futuro a nossa postura enquanto instituição ligada ao ensino», acrescentando, por outro lado, que essas mudanças têm que ser feitas em termos de Ministério de Educação «em relação aos currículos».

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