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Dez cidades assinam pacto pelo desenvolvimento

Rede Cencyl junta municípios luso-espanhóis situados no principal eixo rodo e ferroviário de ligação à Europa

Dez municípios portugueses e espanhóis rubricaram na Guarda, na semana passada, o projeto Cencyl – Rede de Cidades Sustentáveis, com o objetivo de fomentar o o seu desenvolvimento através da cooperação territorial.

A inovação, o conhecimento, a logística e a qualidade de vida são os principais vetores deste pacto entre a Guarda, Aveiro, Coimbra, Figueira da Foz e Viseu e os ayuntamientos de Salamanca, Ciudad Rodrigo, Valladolid, Burgos e Miranda de Ebro. O ponto de partida para este compromisso é a constatação de que pela região Centro e a comunidade de Castilla y León passa uma das principais vias de acesso ao centro da Europa através de infraestruturas de transportes rodo e ferroviários de nível internacional. «Este eixo é estruturado por um conjunto de cidades cujo processo de desenvolvimento está indissoluvelmente associado a toda a atividade relacionada com estes fluxos de pessoas e bens, que representam uma grande parte das trocas comerciais entre Portugal e Espanha e destes com a Europa», sustentam os promotores.

Por isso, a ideia é tirar partido das vantagens desta proximidade e «capitalizar a sua capacidade de atração de pessoas, de atividades e conhecimento». Os objetivos são, entre outros, estabelecer sinergias entre os parceiros, os seus polos urbanos e as infraestruturas de transporte existentes e com isso formar «uma rede de cidades que dinamize projetos comuns necessários à consolidação do eixo região Centro-Castilla y León». Uma das áreas prioritárias diz respeito à logística, já que os parceiros vão pôr no terreno até 2013 «um lóbi das plataformas do nordeste ibérico, para atrair clientes e serviços», referiu o coordenador do projeto Logística Cencyl. José Maria Álvarez recordou que pela fronteira de Vilar Formoso/Fuentes de Oñoro passam anualmente 15 milhões de toneladas de mercadorias, «mas já são 50 milhões de toneladas em Irún, na fronteira francesa».

Trata-se então de «ganhar competitividade no transporte de mercadorias», sendo necessário interligar o funcionamento operativo das plataformas logísticas da Guarda, Salamanca e Valladolid com os portos de Aveiro e Figueira da Foz, que continuarão «a competir entre si», ressalvou. O responsável considerou que também será necessário fomentar «a intermodalidade ferroviária» – recorde-se que os governos luso-espanhóis acordaram abrir uma via rápida ferroviária para mercadorias entre Aveiro a Salamanca. Atualmente, a rede de cidades Cencyl ainda não passa do papel, contando os seus promotores ter estudos de mercado e ações piloto no terreno até ao final do próximo ano. O investimento elegível da candidatura ultrapassa os 553 mil euros, comparticipados pelo FEDER em 399.900 euros. A Câmara da Guarda e o ayuntamiento de Salamanca têm a maior dotação do projeto com 71.700 e 73.900, respetivamente. A rede Cencyl foi aprovada no âmbito do Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (POCTEP).

Projeto aposta na criação de um lóbi de plataformas logísticas

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