Arquivo

Detido segundo suspeito do atentado em Boston

Dzhokhar Tsarnaev foi capturado pelas autoridades norte-americanas no bairro de Watertown, em Massachusetts. Segundo suspeito do atentado de Boston ficou gravemente ferido.

O segundo suspeito do atentado na maratona de Boston, Dzhokhar Tsarnaev, foi detido às 20h45 de sexta-feira (1h45 em Lisboa) no bairro de Watertown, no estado de Massachusetts.

A notícia foi anunciada no Twitter pela polícia de Boston, através da seguinte mensagem: “Capturado. A caça chegou ao fim. O terror acabou e a justiça venceu. Suspeito sob custódia”.

Segundo a CNN, o jovem suspeito de 19 anos, estava escondido num barco no jardim traseiro de uma casa no bairro de Watertown, tendo ficado gravemente ferido durante a captura e levado de imediato para o Hospital Mount Auburn, em Cambridge.

O comissário da polícia de Boston, Ed Davis, explicou que o dono da habitação, onde Dzhokhar Tsarnaev estava escondido, tinha estado o dia todo fechado em casa, cumprindo o recolher obrigatório, mas quando saiu para o jardim, à noite, viu uma poça de sangue junto ao barco, que o levou a chamar a polícia.

“O suspeito estava basicamente escondido com a cabeça debaixo da lona do barco, já com alguns ferimentos”, disse o comissário.

De acordo com a mesma fonte, as autoridades utilizaram um robot para retirar a cobertura do barco, com a ajuda de uma câmera num helicóptero para supervisionar toda a operação. Testemunhas dizem ter ouvido o disparo de vários tiros no local.

Obama elogia trabalho das autoridades

Após a notícia da detenção, os cidadãos de Boston saíram às ruas para festejar, depois de uma longa maratona de caça ao suspeito, com quase 10 mil agentes da polícia local, o FBI e a equipa de intervenção SWAT, que os obrigou a permanecer nas suas casas, por ordem do Governador do Estado do Massachusetts.

O presidente norte-americano, Barack Obama, saudou numa declaração ao país, a detenção de Dzhokhar Tsarnaev e garantiu que a investigação continuará para apurar todos os responsáveis no atentado.

“Vamos fazer tudo o que que estiver ao nosso alcance para manter a nossa população em segurança. Obviamente que ainda há muitas questões sem resposta, entre elas: por que é que jovens que cresceram e estudaram aqui recorrem a este tipo de violência?”, declarou Barack Obama.

O presidente dos EUA elogiou ainda o trabalho das autoridades envolvidas na operação de caça aos suspeitos, e assegurou que os americanos não se podem render à sombra do terrorismo.

As fotografias e os vídeos da Maratona de Londres levaram à identificação dos suspeitos, que culminaram numa caça aos homens. Depois de uma longa perseguição, que resultou num tiroteio, o primeiro suspeito, Tamerlan Tsarnaev, irmão mais velho de Dzhokhar Tsarnaev, acabou por morrer na madrugada de sexta-feira.

Sobre o autor

Leave a Reply