A GNR deteve no sábado, em Vilar Formoso, um cidadão espanhol de 50 anos que tinha pendente um mandado de detenção europeu, emitido pelas autoridades judiciais do país vizinho, por um crime de homicídio.
O indivíduo foi detido quando se encontrava no mercado mensal da vila. Fonte do comando territorial da Guarda adiantou que o suspeito não possuía qualquer documento de identificação e que só a realização de um exame às impressões digitais, efetuado no Centro de Cooperação Policial e Aduaneiro, possibilitou confirmar a sua verdadeira identidade. «O homem tinha por hábito utilizar documentos falsos», acrescentou a mesma fonte, revelando que residia na zona da raia, em território nacional, e «deslocava-se habitualmente ao mercado mensal de Vilar Formoso». No momento da detenção, o suspeito estava sozinho, não ofereceu qualquer resistência e estava desarmado, «mas negou qualquer ligação com os factos da emissão do mandado de detenção europeu», disse. O cidadão espanhol foi presente ao Tribunal da Relação de Coimbra na segunda-feira e aguarda agora a sua extradição no estabelecimento prisional de Castelo Branco.
O detido é suspeito de um homicídio cometido em Algeciras, mas também era procurado em Portugal desde 2004 após ter fugido da prisão de Alcoentre, onde estava a cumprir uma pena de cinco anos por tráfico de droga.