A Associação Desenvolver o Talento (ADoT), apoia e promove atividades regulares e diversas iniciativas promotoras de talentos, com a finalidade de dar respostas práticas, especialmente às crianças e jovens que possuem capacidades de excelência e talentos superiores.
Uma criança / jovem com capacidades de excelência ou talentos superiores, possui potencial e elevado nível de desempenho quando comparado com os pares da mesma idade, experiência ou origem social. São crianças/jovens que demonstram elevadas capacidades intelectuais, criativas ou artísticas, possuem uma capacidade de liderança fora do comum e sobressaem numa determinada área (intelectual, criatividade, artística, liderança, académica).
De um modo geral, estas crianças / jovens, apresentam persistência em explorar novos estímulos, são altamente criativas, curiosas, possuem gosto em investigar, procurando soluções e resolvendo problemas de uma forma original e imaginativa, colocam questões constantemente e revelam inconformismo, gostando de ocupar o tempo de forma produtiva e autónoma. Embora a Escola tenha, por definição, um papel fundamental na educação e formação dos cidadãos, tendo em vista oferecer-lhes um atendimento diferenciado de acordo com as suas características individuais, por vezes, porventura muitas vezes, tal não acontece, levando estes alunos a desinteressar-se pelas atividades e perante a falta de motivação, chegam a revelar dificuldades no desempenho escolar e no comportamento perante colegas e professores.
Assim, urge encontrar respostas na comunidade, que constituam um espaço de apoio, complementação e suplementação educacional de modo a superar o dia a dia da escola – um espaço onde se valorizem as experiências de vida e a formação da Pessoa.
Neste sentido, surgiu a ADoT, que procura promover a integração social destas crianças / jovens e fomentar a partilha de saberes e o intercâmbio de opiniões, através da estimulação da participação em atividades de grupo, da discussão de regras, estimulação da prática da autocrítica e de dinâmicas de grupo, criando oportunidades de desenvolvimento e concretização do potencial de cada um valorizando o desenvolvimento de hábitos e atitudes favoráveis ao trabalho organizado em tarefas onde esteja associado o “saber” com o “saber fazer”.
Estribada na experiência adquirida em mais de dez anos pelos seus responsáveis, a ADoT continua a disponibilizar atividades de enriquecimento em vários domínios – xadrez, teatro, dança, artes plásticas, caminhadas, visitas culturais e científicas, informática, robótica – favorecendo o contato com pessoas de diversos contextos sociais, económicos e culturais. Estas atividades são planificadas e avaliadas com os próprios jovens, uma estratégia promotora da sua implicação e inibidora da sua desmotivação.
Tem sido também preocupação da ADoT impulsionar a difusão e avanço no campo das altas capacidades, aumentar a sua visibilidade, aprofundar o conhecimento no processo da sua identificação e no desenvolvimento da atenção educativa para esta problemática. Ou seja, consciencializar e sensibilizar a sociedade sobre a necessidade de estabelecer uma adequada intervenção e atenção com estas crianças com altas capacidades.
A Associação Desenvolver o Talento crê que o fazer pressupõe cultivar o saber, pelo que é através da reflexão, do aprofundar de conceitos e do partilhar experiências e conhecimentos que tem seguramente concretizado os seus objetivos.
Francisca Oliveira e Maria Goretti Caldeira