Arquivo

Desemprego desce há oito meses em Portugal

O desemprego jovem continua elevado no nosso país, que tem a sétima taxa mais elevada da União Europeia (36,5 por cento em outubro).

A taxa de desemprego em Portugal desceu em outubro, pelo oitavo mês consecutivo, para os 15,7 por cento, de acordo com os dados divulgados hoje pelo Eurostat, que reviu em baixa os valores dos últimos meses.

Neste boletim, o gabinete oficial de estatísticas da União Europeia reviu em baixa de meio ponto percentual (de 16,3 para 15,8 por cento) a taxa de desemprego para Portugal em setembro, tal como os valores para os meses de julho e agosto, de 16,5 para 16 por cento e de 16,5 para 16,2 por cento, respetivamente. Assim, segundo os dados divulgados até agora pelo Eurostat, a taxa de desemprego em Portugal regista descidas consecutivas há oito meses: março (17,4 por cento), abril (17,3), maio (16,9), junho (16,6), julho (16,2), agosto (16), setembro (15,8) e outubro (15,7).

Aquele organismo justifica as revisões, sobretudo as mais significativas, como no caso de Portugal, com a inclusão no processo de cálculo da taxa de desemprego dos dados mais recentes do estudo da União Europeia sobre a força de trabalho, com base no qual a taxa é calculada com o resultado do número de pessoas desempregadas enquanto percentagem da força de trabalho.

Os 15,7 por cento registados em outubro mantém Portugal como o quinto país da União Europeia com o desemprego mais elevado, sendo ultrapassado apenas pela Grécia, Espanha, Croácia e Chipre. Na zona euro a taxa de desemprego em outubro situou-se nos 12,1 por cento (19,2 milhões de pessoas) e nos 10,9 por cento (26,654 milhões de pessoas) ao nível da União Europeia. Entre os 28 Estados-membros, as taxas mais baixas registaram-se na Áustria (4,8 por cento), Alemanha (5,2) e Luxemburgo (5,9) e as mais elevadas na Grécia (27,3, em agosto) e Espanha (26,7).

No que diz respeito ao desemprego jovem (cidadãos com menos de 25 anos), Portugal regista a sétima taxa mais elevada da União Europeia (36,5 por cento em outubro). Segundo o Eurostat, nesse mês, mais de 5,6 milhões de jovens não tinham trabalho no conjunto dos 28 países da União Europeia e 3,577 milhões apenas ao nível da zona euro.

Sobre o autor

Leave a Reply