Arquivo

Desempregados inscritos nos centros de emprego aumentam 25 por cento

O número de inscritos nos centros de emprego aumentou 25 por cento em julho em termos homólogos, e agravou-se em 1,5% face ao mês anterior, para 655.342 desempregados.

De acordo com a informação mensal publicada pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), no final de julho encontravam-se inscritos nos centros de emprego do Continente e das Regiões Autónomas mais 131.224 indivíduos do que um ano antes. Face a junho deste ano, o número de desempregados aumentou em 9.387 pessoas.

Segundo o IEFP, o desemprego subiu em ambos os géneros face a julho de 2011, mas especialmente nos homens, com o valor a aumentar 31,4 por cento, enquanto nas mulheres o valor avançou 19,5 por cento.

Por grupo etário, no período de um ano, o segmento jovem foi o que registou um maior agravamento, com um acréscimo de 36,6 por cento, enquanto os adultos tiveram um aumento de 23 por cento.

Quanto ao tempo de permanência dos desempregados nos ficheiros, os inscritos há menos de um ano aumentaram 35,4 por cento, enquanto os desempregados de longa duração assinalaram um acréscimo de 11,2 pontos percentuais.

De acordo com a análise dos técnicos do IEFP, todos os níveis de habilitação escolar apresentaram mais desempregados do que há um ano, mas o aumento percentual mais elevado verificou-se ao nível do ensino superior, com mais 49,5 por cento, seguido do secundário, com 36,2 por cento.

Sobre o autor

Leave a Reply