Arquivo

Descubra o segredo da longevidade

nutrição & saúde

Envelhecer é uma realidade à qual não podemos fugir, e que começa imediatamente após o nascimento, para algumas células. Como o “Elixir da Juventude” ainda é ficção…, as alterações celulares que levam ao envelhecimento, vão prosseguindo a sua caminhada ao longo da vida. Pese embora não exista (por enquanto) maneira de as evitar, podemos no entanto minimizar alguns dos seus efeitos, conseguindo assim manter-nos menos envelhecidos, e deste modo viver melhor e durante mais anos. Uma vez mais chamamos a atenção para a importância da manutenção de estilos de vida saudáveis – ter bons hábitos alimentares, saber escolher bem os alimentos e manter uma actividade física permanente, são alguns dos segredos para a longevidade.

Sabe-se que as células utilizam oxigénio para produzirem a energia de que necessitam e que neste processo se formam radicais livres de oxigénio que mais não são do que átomos alterados de oxigénio, muito reactivos e instáveis, que perante determinadas situações, danificam as estruturas celulares, base do envelhecimento precoce, das doenças degenerativas e do cancro. Quando o organismo se encontra saudável, as células têm mecanismos próprios que lhes permite defenderem-se do ataque destes radicais, através de enzimas, vitaminas e minerais que constituem o potencial antioxidante.

Sendo esta verdade cientificamente aceite, o consumo de alimentos ricos em antioxidantes pode pois minimizar os efeitos maléficos dos radicais livres.

Encontramos antioxidantes num elevado número de alimentos de entre os quais destacamos:

Beta-caroteno – Pertence ao grupo dos carotenóides, que são responsáveis pela coloração de algumas frutas, verduras e legumes. O beta-caroteno também conhecido como pró-vitamina A, transforma-se em vitamina A, à medida que esta vai sendo necessária no organismo. Diversos estudos demonstram que este antioxidante previne o aparecimento do cancro da mama, e da próstata, além de prevenir doenças respiratórias e cataratas.

A cenoura, a abóbora, o agrião, os brócolos, a couve, os espinafres e a manga entre outros alimentos, são ricos neste antioxidante.

Licopeno – Pertence também ao grupo dos carotenóides, sendo que as principais fontes são os vegetais de cor vermelha, como o tomate, a beterraba, o pimento vermelho e a melancia. Previne o aparecimento das placas de ateroma, e deste modo previne o aparecimento das doenças cardiovasculares. Tem também um efeito preventivo na divisão das células tumorais e especialmente previne o cancro da próstata.

Vitamina C – Também conhecida por ácido ascórbico, é um potente antioxidante. Aumenta a actividade imunológica do organismo tornando-o mais resistente às infecções. As laranjas, os morangos, os pimentos amarelos, e as abóboras são alimentos ricos neste antioxidante.

Vitamina E – Conhecida como tocoferol, tem efeito na prevenção de doenças crónicas, entre as quais destacamos a diabetes, as doenças cardiovasculares e o cancro. É nos óleos vegetais, no gérmen de trigo, nas nozes e nos vegetais de folha verde que podemos encontrar este antioxidante.

Flavonóides – Estes antioxidantes, existem na fruta, entre as quais a uva, a maçã e os morangos, mas também nas nozes e no vinho, e nos vegetais como os brócolos e a salsa, e têm, segundo alguns estudos científicos uma acção importante na prevenção do aparecimento de tumores malignos na idade adulta.

Pois bem, se tem uma alimentação equilibrada, se consume diariamente cereais, leguminosas, verduras, legumes, frutas, carnes, peixe, ovos, leite e derivados, e procura variar os alimentos saudáveis, ingere de certeza alimentos com propriedades antioxidantes em quantidade suficiente ás suas necessidades.

Para ser saudável, e envelhecer melhor é por vezes necessário implementar algumas mudanças na sua vida mas isso depende apenas de si!

O resultado será por certo do seu agrado!

Comece hoje mesmo….. e viva mais e melhor o que resta da sua vida…

Por: Inês Campos

Sobre o autor

Leave a Reply