Arquivo

Deolinda na Guarda para apresentarem novo álbum

Espectáculo do quarteto lisboeta agendado para sábado, no grande auditório do TMG

Os Deolinda sobem ao palco do grande auditório do Teatro Municipal da Guarda (TMG), no sábado, a partir das 21h30, com o seu mais recente trabalho, “Dois selos e um carimbo”, lançado no passado mês de Abril. A banda, recentemente distinguida com o Prémio Revelação pela revista britânica Songlines, está na estrada desde a última semana, para uma digressão nacional de apresentação do segundo álbum de originais.

“Dois selos e um carimbo” passou primeiro por Ílhavo, Guimarães e Caldas da Rainha. A Guarda é, assim, a quarta cidade no roteiro do quarteto lisboeta. O novo álbum já está a fazer sucesso, ao ter entrado, na semana passada, directamente para a liderança da tabela nacional de vendas. No concerto do TMG vão ouvir-se temas como “Um contra o outro”, o single de apresentação, “Não tenho mais razões”, “Passou por mim e sorriu” ou “A problemática colocação de um mastro”. A acompanhar Ana Bacalhau (voz), estão Pedro da Silva Martins e Luís José Martins (guitarra clássica) e José Pedro Leitão (contrabaixo). “Dois selos e um carimbo” sucede a “Canção ao lado”, o disco de estreia, de 2008, dupla platina, em que se destacam músicas como “Fado Toninho” ou “Movimento perpétuo associativo”.

Inspirados no fado e nas raízes tradicionais, os Deolinda apresentam uma fórmula inovadora de abordar a canção nacional, tendo conseguido rapidamente adquirir notoriedade no panorama musical português. A banda distancia-se dos “clichés” do fado: a música dá para dançar, não há guitarra portuguesa e a vocalista veste cores garridas e não preto. O projecto musical surgiu em 2006, quando os irmãos Pedro da Silva Martins e Luís José Martins (ex-Bicho de 7 Cabeças) convidaram a prima, Ana Bacalhau, então vocalista dos Lupanar, para cantar quatro canções que tinham escrito. Após perceberem que a voz se adequava às rimas e melodias por eles criadas, os dois irmãos convidaram também José Pedro Leitão, músico dos Lupanar, para se juntar aos três, nascendo assim os Deolinda. Em Março do ano passado, o disco “Canção ao lado” foi lançado no mercado europeu pela editora World Connection e, um mês depois, entrou directamente para o oitavo lugar da tabela de vendas discográficas World Music Charts Europe. Foi nesta altura que os Deolinda deram início à sua primeira digressão europeia, tendo actuado em países como Holanda, Alemanha ou Suíça. “Canção ao lado” chegaria em Maio à quarta posição daquela tabela.

O novo álbum dos Deolinda foi lançado no passado mês de Abril

Deolinda na Guarda para apresentarem novo
        álbum

Sobre o autor

Leave a Reply