O antigo troço do IP5, entre os nós do Sobral da Serra e do Alvendre, fechou ao trânsito no passado fim-de-semana para acolher a Rampa da Guarda, numa organização do Guarda Unida Desportiva (GUD), com o apoio da autarquia.
Inicialmente, estavam inscritos 20 pilotos nas provas de regularidade e rampa, mas alguns não se apresentaram às verificações técnicas e outros não resistiram às exigências da subida. A organização recusou a participação de «seis ou sete concorrentes que apareceram quando as provas estavam já a decorrer». No final, só 12 carros estiveram em pista, tendo ganho Décio Magalhães (BMW), na modalidade de regularidade, e José Dinis (Ford Escort) na rampa. «O saldo é francamente positivo e a prova iniciou o caminho para aceder a um patamar superior, passando de rampa regional a prova do Campeonato Nacional de Montanha», refere o Guarda Unida em comunicado. A realização da Rampa da Guarda foi supervisionada pelo colégio de comissários desportivos do GUD, por oficiais de prova da Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense (Reguengos de Monsaraz) e do Clube Escape Livre. A prova teve o apoio dos bombeiros da Guarda, GNR, Proteção Civil Municipal e de alguns patrocinadores, com destaque para a Matos & Prata, concessionário BMW, e a António Garcia SA, cujas instalações acolheram o centro operacional da prova e o parque fechado e de assistência.