Arquivo

Data Center da PT – Um sucesso da cidade e da Câmara

A assinatura do acordo entre a PT e a Câmara Municipal concluiu longos meses de trabalho conjunto entre responsáveis das duas entidades e auditores internacionais, tendo conduzido à decisão de localizar na nossa cidade o maior investimento de sempre, na criação de emprego e qualificação na área dos serviços.

Depois de ter recebido, em Junho de 2010, uma carta/convite do presidente da PT, Eng. Zeinal Bava, como receberam mais duas dezenas de autarcas de todo o país, reuni uma equipa municipal muito qualificada que verteu na proposta apresentada as condições que levaram ao merecido êxito.

A escolha da Covilhã tem por base o mérito, a mais-valia da proposta, a eleição dos melhores, devendo louvar-se uma empresa que toma decisões com estes pressupostos e que assim se prestigia, ainda mais, aos olhos de todos.

O acordo aí está, os trabalhos vão iniciar-se em breve e o Data Center será inaugurado no próximo ano, criando de imediato cerca de 500 empregos qualificados, (engenheiros informáticos, peritos em armazenagem de dados, técnicos de calor e frio, electricistas, técnicos de logística, administrativos), que se espera possam ser multiplicados por dois nos anos seguintes.

Do resultado alcançado resultam algumas ilações e desafios.

A primeira é que as bases que lançamos nos últimos anos estão a dar frutos. Mudar o paradigma de uma cidade não é tarefa fácil, mas a aposta feita num ecossistema de inovação empresarial com base no Parkurbis afirmou em definitivo a Covilhã como lugar em que as empresas sabem que encontram interlocutores à altura e condições iguais às de qualquer cidade da Europa neste domínio.

Em segundo lugar, a Covilhã é uma cidade com qualidade enquanto espaço urbano integrado, agradável para viver, muito bem considerada por grandes empresas, que não situam investimentos de milhões sem uma rigorosa avaliação de múltiplos aspectos, desde os equipamentos à qualidade de vida, que são exigidos para suscitar a captação de quadros muito qualificados, vindos também do exterior.

Em terceiro lugar, as instituições da cidade, designadamente na área da formação e ensino a todos os níveis, devem reproduzir os bons exemplos nacionais e têm aqui uma oportunidade, passando a uma acção mais pró-activa e de entusiasmo reafirmado, não se ficando pela gestão distante, cinzenta e pouco eficaz nos resultados quanto à relação com o mundo empresarial.

Finalmente, este investimento só foi possível no diálogo com uma das maiores empresas de telecomunicações do mundo, como é a PT, pelos standards de eficiência, dedicação e organização do trabalho ao nível municipal, em que fui acompanhado na coordenação pelo vereador Dr. Pedro Farromba.

O Data Center da PT é um dos maiores investimentos na área das telecomunicações e neste sector de armazenagem de dados, a nível mundial. Compreende a associação com a americana CISCO, uma das empresas de Sillicon Valley (Califórnia), expoente de base tecnológica mais avançada neste domínio, que assim virá também para a Covilhã. Servirá milhões de utilizadores de todo o mundo e vai abrir à sua volta um “campus” de empresas internacionais em conexão com o Data Center PT/Covilhã.

Sinto que estamos a lançar bases de economia sólida para a cidade e para a região, que gostaria que outras entidades regionais também reproduzissem com a imaginação de que a Covilhã tem dado provas, com realidades e não com artificialidades, com empresas e não apenas com a administração pública, num esforço para valorização desta parte do nosso país, com mais economia empresarial e menos Estado.

Pela minha parte, gostaria de afirmar o grande orgulho pelo trabalho desenvolvido e pelo sucesso alcançado, que é a melhor forma de retribuir a confiança que os covilhanenses e o concelho me têm dado pessoalmente. Assim continuaremos.

Carlos Pinto, Presidente da Câmara da Covilhã

Sobre o autor

Leave a Reply