Arquivo

Daniel Casilhas, do Profissional de Design de Equipamento, responde sobre o Estágio:

P – Qual era o objectivo do estágio?

R – O objectivo do estágio era conhecer o espaço de estágio e a empresa com os seus espaços e equipamentos (neste caso a empresa Matos & Filhos). Para além disso, era preciso fazer os desenhos de peças para dar resposta aos pedidos de clientes. O trabalho desenvolvido na empresa passou assim por: 1º Uma descrição da empresa, dos seus espaços e equipamentos e materiais que utiliza; 2º Os trabalhos realizados de acordo com o pedido dos clientes.

P – Quanto tempo durou? Quantas horas semanais e em que altura do ano?

R – Realizou-se entre 18 de Fevereiro e 21 de Maio e eram três dias por semana: nas terças e quartas 8 horas por dia e nas quintas só 4 horas de tarde para dar 240 horas de estágio no total.

P – O que fizeste na empresa nesse tempo? Foi só estudar a empresa? Ou também trabalhaste nas tarefas dos outros trabalhadores?

R – Na empresa trabalhei a nível de projectos de construção de gradeamento e muitos outros a nível de ferro para vários clientes e não só a nível de Projecto. Fui também acompanhando a nível da obra para ver e modificar o projecto se alguma dificuldade ou problema surgisse. Ao trabalhar nas tarefas dos outros aprendi como se executam as tarefas para ficarem bem-feitas.

P – Como é esta empresa? O que faz, quantas pessoas lá trabalham, com que materiais, que maquinaria tem, que produtos dali saem, quem são os clientes?

R – A empresa descreve-se por uma média empresa de metalomecânica que concebe pequenas e grande obras em que se utiliza o metal, de modo que o equipamento variado que usa é adequado para corte, soldagem, pintura e acabamento do metal. O espaço que ocupa divide-se em três: a zona dos escritórios, a zona da oficina e a zona de descarga de desperdícios da empresa. A parte das oficinas divide-se nas seguintes secções: de ferro, de aço inox, zinco ou montagem de motores e electrónica, a metalização e decapagem, zona de pintura, a zona de todo o material e por último tem a zona de combustíveis para os diversos camiões e máquinas de trabalho. Trabalham lá cerca de 16 pessoas, cada uma com a sua função. Fazem-se gradeamentos portões e tudo com ferro e aço inox. Os clientes são em geral particulares que desejam um gradeamento no jardim ou ferro para diversas funções.

P – Quem te avaliou e qual foi o teu resultado no estágio?

R – No estágio fui avaliado pelo nosso coordenador e orientador na empresa de estágio Agostinho Silva e pela professora orientadora Paula Ferreira e o meu resultado até foi muito bom pois acabei o estágio com nota 16.

Daniel Casilhas, do Profissional de Design
        de Equipamento, responde sobre o Estágio:

Sobre o autor

Leave a Reply