Arquivo

D. Saraiva Martins volta às origens

Diocese da Guarda assinalou, ontem, os 50 anos de sacerdócio do Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos

O Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos regressou às origens. O cardeal Saraiva Martins comemora, hoje, 50 anos de sacerdócio na Diocese da Guarda, numa cerimónia que se repartiu pela sua aldeia natal, Gagos, e a Sé Catedral.

A homenagem foi despoletada pelo Bispo D. Manuel Felício, para quem D. José Saraiva Martins tem um «percurso de vida notável, que pode ser um exemplo para muitos dos seus conterrâneos». Das cerimónias constaram o descerramento de uma placa comemorativa em Gagos, anexa do Jarmelo, a uma dúzia de quilómetros da Guarda, uma sessão solene no Paço da Cultura, já na cidade, em que intervieram, entre outros, o Bispo de Coimbra, D. Albino Cleto, e uma missa na Sé. Pelo meio, o cardeal, radicado no Vaticano há mais de três décadas, evocou no Outeiro de São Miguel a obra de D. João de Oliveira Matos, Bispo auxiliar da Guarda no início do século XX.

«Sãos duas personalidades desta Diocese que queremos valorizar nesta jornada», acrescentou D. Manuel. De resto, está em curso o processo de beatificação de D. João de Oliveira Matos. D. José Saraiva Martins nasceu em Gagos a 6 de Janeiro de 1932. Cursou teologia em Roma, onde se licenciou na Universidade Gregoriana. Depois de vários anos de docência, doutorou-se na Universidade de S. Tomás de Aquino. Em 1970 foi nomeado professor de teologia na Pontifícia Universidade Urbaniana. Nomeado Reitor da mesma, desempenhou este cargo de 1977 a 1983, e desde 1986 até ser nomeado arcebispo e secretário da Congregação da Educação Cristã, a 26 de Maio de 1988. Foi ordenado bispo a 2 de Julho de 1988, em Roma. Em 1998 foi nomeado Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos. A 21 de Fevereiro de 2001 foi ordenado Cardeal.

Sobre o autor

Leave a Reply