Foi no dia 29 de agosto de 1887 que nasceu, no Tortosendo (Covilhã), D. José da Cruz Moreira Pinto. Iniciou os estudos preparatórios em outubro de 1900, em Lisboa, no Seminário de S. Vicente de Fora.
No ano de 1903 transfere-se para o Seminário da Guarda, onde concluiu o curso teológico em 1908. Foi ordenado presbítero na capela do Paço Episcopal da Guarda em 1910. Três anos depois parte para Lovaina, onde estudou Ciências Político-Sociais e Filosofia. Em 1914 a I Guerra Mundial obrigou-o a regressar a Portugal. Anos mais tarde retoma os estudos na Universidade Católica de Lovaina, onde concluiu o doutoramento em Filosofia a 17 de maio de 1921.
Depois de regressar a Portugal foi para Évora, onde foi professor e mais tarde Reitor do Seminário da cidade. Foi nomeado Bispo da Diocese de Viseu pela Santa Sé a 9 de maio de 1928. Aqui desenvolveu notável ação ao nível da formação dos seminaristas, destacando-se a fundação do Seminário Menor, em Fornos de Algodres (1934), a instalação do Seminário de Viseu no edifício de que tinha sido espoliado em 1910 e cuja entrega foi feita pelo Estado à Diocese em 1950, e no zelo com que promoveu o aperfeiçoamento espiritual e cultural dos sacerdotes e como os aproximou, aproximando-se também dos seus diocesanos, quer ainda no cuidado que pôs no esplendor do divino. Morreu em Viseu a 12 de novembro de 1964.
Por: Américo Brito